O Brasil iniciou a trajetória nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com duas derrotas no basquete - 78 a 66 para a França e 86 a 73 para a Alemanha. Com isso, a Seleção Brasileira vive situação muito complicada e a classificação é difícil, mas não impossível. Para avançar às quartas de final, a equipe de Bruno Caboclo e companhia precisará de uma soma de resultados na última rodada.
Como funciona o basquete nas Olimpíadas: o torneio olímpico de basquete conta com 12 seleções, divididas em três grupos. Os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros lugares, avançam.
Como as equipes pontuam no basquete nas Olimpíadas: a vitória vale dois pontos, enquanto a derrota vale um. O critério de desempate é o saldo de pontos.
A esperança do time brasileiro é ser um dos dois terceiros colocados de melhor campanha. A missão é difícil, já que o Brasil é o time nessa posição com pior saldo de pontos atualmente. Portanto, a equipe precisará vencer o seu jogo e ainda tirar essa diferença.
Os brasileiros deverão torcer pela vitória do Brasil diante do Japão, evidentemente, além das derrotas, em especial, de Espanha e Sudão do Sul, de forma que a Seleção Brasileira termine com um saldo superior à(s) equipe(s) perdedoras.
A diferença de saldo do Brasil para a Espanha é de 20 pontos, enquanto para o Sudão do Sul é de 19. Logo, a Seleção depende de vitórias dominantes de Canadá e Sérvia.
Classificação do basquete masculino nas Olimpíadas
🏀 GRUPO A
Canadá - 4 pontos (saldo +17)
Austrália - 3 pontos (saldo +2)
Espanha - 3 pontos (saldo -5)
Grécia - 2 pontos (saldo -14)
🏀 GRUPO B
Alemanha - 4 pontos (saldo +33)
França - 4 pontos (saldo +16)
Japão - 2 pontos (saldo -24)
Brasil - 2 pontos (saldo -25)
🏀 GRUPO C
Estados Unidos - 4 pontos (saldo +43)
Sérvia - 3 pontos (saldo +15)
Sudão do Sul - 2 pontos (saldo -6)
Porto Rico - 2 pontos (saldo -52)
📆 Datas dos jogos que interessam à Seleção Brasileira
Brasil x Japão - Sexta-feira (2), às 06h (de Brasília)
Austrália x Grécia - Sexta-feira (2), às 08h30 (de Brasília)
Canadá x Espanha - Sexta-feira (2), às 12h15 (de Brasília)
Sudão do Sul x Sérvia - Sábado (3), às 16h (de Brasília)