Palmeiras e Santos fizeram as melhores campanhas de seus grupos na fase de classificação do Campeonato Brasileiro Sub-17 de futebol masculino. Por causa disso, os dois clubes entram na etapa de quartas de final como principais favoritos a se classificarem entre os quatro melhores. Os confrontos de ida entre os oito times ainda vivos na competição acontecem nos dias 17, 18 e 19 de setembro. Já as partidas de volta ocorrem nas datas 24, 25 e 26 do mesmo mês.
O jogo que abre as quartas de final do Brasileiro Sub-17 será o Derby Paulista entre Palmeiras e Corinthians. Por ter sido o quarto do Grupo A, o Timãozinho inicia a disputa contra o líder do B em casa, no estádio do Parque São Jorge, em São Paulo, às 15h30, no dia 17 (terça-feira). No outro duelo entre o melhor de uma chave e o pior da outra, o Santos, primeiro da chave A, visita o Cruzeiro, último classificado da B, no dia 18 (quarta-feira), às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG).
No dia seguinte, 19 de setembro, acontecem as outras duas partidas das quartas do Brasileiro Sub-17. O Fluminense, segundo melhor do Grupo B, joga como visitante contra o Flamengo, terceiro do A. O duelo será no estádio da Gávea, no Rio de Janeiro, às 15h. E, para fechar os embates de ida, o Cuiabá, terceiro da chave B, recebe o Botafogo, vice-líder da A, na Arena Pantanal, às 19h. O vencedor do Fla-Flu encara Cruzeiro ou Santos. Já o vitorioso de Botafogo ou Cuiabá enfrenta Palmeiras ou Corinthians.
Definição dos confrontos em regulamento
A Confederação Brasileira de Futebol (CBV), por meio de sua Diretoria de Competições, foi a responsável por oficializar e divulgar a tabela das quartas de final do Brasileiro Sub-17. De acordo com o regulamento do campeonato, se não houver vencedor na soma dos placares dos dois confrontos, a classificação será definida em uma decisão por pênaltis. Este critério será mantido na semifinal. Na decisão, por sua vez, a disputa acoontecerá em jogo único.
Os quatro embates das quartas de final do Brasileiro Sub-17 se decidiram somente na nona e última rodada. Isso ocorreu porque Flamengo e Corinthians alternaram colocações no Grupo A, assim como Fluminense e Cuiabá no B. O Rubro-Negro e o Timãozinho, inclusive, disputaram os três pontos na partida passada. Com a goleada por 5 a 0, na Gávea, os cariocas igualaram os 15 pontos dos paulistas. Desta forma, terminaram com um saldo de gols maior (7 a 3).
Na situação entre Fluminense e Cuiabá, a vitória do Tricolor das Laranjeiras diante doo Bahia, por 4 a 1, no estádio Pituaçu, em Salvador, levou a equipe a se igualar em 15 pontos com o clube cuiabano. Isso se deu em razão do empate dos mato grossenses com o Cruzeiro em 2 a 2, na Arena do Jacaré, em Nova Lima, Minas Gerais. O critério decisivo foi o de gols, com liderança do Flu por 5 a 4.