A prova de triatlo da Olimpíada de Paris 2024, que seria nesta terça-feira, 30, foi adiada devido à contaminação da água do Rio Sena. "Queriam tornar a prova do triatlo poética e histórica, mas vai se tornar um erro poético e histórico", comenta a triatleta Nah Pinheiro sobre a situação, no programa Paris É Delas, do Terra, nesta terça-feira, 30.
Paris É Delas é o programa oficial do Terra com os principais acontecimentos dos Jogos de Paris, oferecido por Vale. Assista aqui no Terra.
“A partir de determinada data, com a competição marcada, todo treinamento é desenvolvido em cima dessa data. Então, quando muda isso, já muda tudo. O treinamento, a nutrição pré-prova, o descanso e tudo mais”, explica.
No caso do triatlo, como pontua Nah Pinheiro, mudanças de data estão mais suscetíveis por conta do clima – já que a prova acontece em águas abertas. “Mas não é o que está acontecendo”, frisa.
“Não ter a estrutura, o local para realizar um esporte olímpico… Não tem como. É ter um segundo plano. Tudo bem… Quer tentar? Vamos tentar. Mas, se não der certo, onde o triatlo vai ser realizado? Agora, transformar o triatlo em um duatlo, é outro esporte, é outra preparação… Muda tudo. É outra prova”, critica a atleta. Para ela, isso não é se preocupar com o atleta.
Situação no Rio Sena
No dia 17 de julho, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, aproveitou o tempo seco para cumprir a promessa de nadar no Sena após o governo anunciar que a água foi testada e o resultado foi favorável para a prática de esportes aquáticos. A prefeita prometeu que a água estaria própria para banho durante a Olimpíada, 100 anos depois que o nado foi proibido no local, devido aos riscos para a saúde. Mas não é isso que está acontecendo.
Os treinos dos atletas, que aconteceriam no rio, já tinham sido cancelados nos últimos dias, pelo mesmo motivo. Os triatletas brasileiros precisaram usar a piscina olímpica para praticar, conforme decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI), já que a água do rio está insalubre. A nova data foi marcada para quarta-feira, 31, às 3h (horário de Brasília), para a prova feminina; a prova masculina será na sequência, às 5h45.
E agora?
Segundo o COI, a insalubridade da água do Rio Sena será resolvida em até dois dias. Caso contrário, a prova aquática do triatlo será cancelada, e a modalidade deve ser transformada em duatlo nesta edição dos Jogos Olímpicos.
Quatro brasileiros que irão disputar a prova foram afetados pelo problema: Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Manoel Messias e Miguel Hidalgo. Os treinos de corrida e ciclismo, que também fazem parte do esporte, estão ocorrendo normalmente.