A ginasta brasileira Rebeca Andrade superou a favorita Simone Biles e conquistou o ouro na final do solo na manhã desta segunda-feira, 5, na Olimpíada de Paris. Com a conquista, a brasileira se tornou a maior medalhista olímpica do Brasil.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
As execuções de Biles, desta vez, não foram suficientes para agradar os juízes. A americana pisou com os dois pés para fora do tablado duas vezes e foi penalizada em 0,6, totalizando 14.133 e ficou com a medalha de prata. O resultado parecia já esperado pela ginasta, que, logo após a apresentação, comentou com uma colega de equipe.
"Acho que ela levou essa. Eu acho que Rebeca levou essa. Eu estou com medo", disse, olhando para o telão.
Quando a nota saiu, a americana continuou sorrindo, mas o desconforto ficou visível. O momento viralizou nas redes sociais.
🚨ASSISTA: Momento que Simone Biles percebe que Rebeca Andrade venceu ela no solo: “Acho que ela levou essa. Eu estou com medo.” #Paris2024 #JogosOlímpicos
— CHOQUEI (@choquei) August 5, 2024
Aclamação internacional
Este é o segundo ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos. A atleta foi aclamada pela conquista e quando subiu ao pódio, recebeu das americanas Simone Biles e Jordan Chiles, prata e bronze, uma bela reverência, que foi recebida com um enorme sorriso por Rebeca Andrade.
Rebeca Andrade finaliza sua participação na edição com duas pratas, no salto e no individual geral, e um bronze por equipes.
Sem rivalidade
Rebeca Andrade foi reverenciada pelas norte-americanas Simone Biles e Jordan Chiles após conquistar a medalha de ouro no solo nos Jogos Olímpicos de Paris. A cena aconteceu durante o pódio do aparelho, que encerrou a disputa da ginástica artística no torneio.
Em conversa com a imprensa, Biles contou que a iniciativa partiu de Chiles, que a olhou e sugeriu: "Vamos reverenciá-la?".
"E eu respondi: 'Claro que sim. Vamos fazer agora?'. E foi por isso que fizemos. É muito animador assistir ela, e todo mundo na plateia estava torcendo por ela. Era a coisa certa a fazer", disse Biles.
Para Jordan Chiles, o gesto foi uma forma de reconhecimento: "Ela é uma lenda e um ícone, então acho que reconhecer a vitória é algo que todos deveriam fazer. O fato também de ser um pódio de mulheres pretas, eu senti que o momento pedia".