A primeira-dama Janja da Silva foi recepcionada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e sua esposa, Brigitte, em Paris, nesta sexta-feira, 26. Ela cumpre agenda no país, integrando a comitiva oficial do governo brasileiro na abertura da Olimpíada de Paris.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Essa é a primeira vez na história dos Jogos Olímpicos que o Brasil é representado por uma primeira-dama. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a Macron que estava com a "agenda cheia" e que não poderia ir até Paris acompanhar a abertura dos jogos. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) não foi escalado pelo petista.
Além de Janja, também integram o grupo o ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), e o embaixador brasileiro na França, Ricardo Neiva Tavares. O presidente francês e sua esposa oferecem uma recepção aos chefes de Estado que compareceram na abertura de Paris-2024.
"Me sinto muito honrada por representar o meu marido, presidente @LulaOficial, na Cerimônia de abertura das Olimpíadas. Agradeço a recepção do presidente francês, Emmanuel Macron, e da minha querida amiga Brigitte Macron", escreveu Janja, em um post no X (antigo Twitter).
Agenda extensa
Janja chegou a Paris nesta quinta-feira, 25, e deve ficar até o domingo, 28. Assim que desembarcou na capital francesa, a primeira-dama participou de reunião do Comitê Gestor da Conferência de Prefeitos da Rede C-40. O evento reúne prefeitos de 40 cidades espalhadas pelo mundo que se unem para combater a crise climática.
No sábado, 27, a assessoria de Janja informou que ela deve participar de uma cerimônia onde será apresentado o vídeo intitulado "Juntos somos imbatíveis". A filmagem foi feita com atletas olímpicos, em apoio à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
No mesmo dia, a primeira-dama estará no lançamento da campanha Europa, promovida pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa busca atrair para o Brasil turistas de diversos países que estarão na capital francesa para prestigiar os jogos.
O lançamento da campanha ocorrerá na Casa Brasil, que vai ser inaugurada nesta sexta-feira. Também criado pela Embratur e pelo Sebrae, o espaço servirá como um ponto de encontro entre torcedores e atletas brasileiros em Paris.
*Com informações de Estadão Conteúdo