A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei desbancou a Turquia neste sábado, 10, e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris. Para Rosamaria Montibeller, que atua nas posições de oposta e ponteira, a vitória representa a 'coroação da dedicação e do trabalho duro' da equipe canarinho.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
"Significa muito [sair dos Jogos Olímpicos com o bronze], e um privilegio ter essa medalha é a coroação de um trabalho muito duro que a gente fez. Claro, queríamos o ouro, mas esse bronze foi muito comemorado e muito buscado. Estou feliz de sair daqui com uma medalha e levar para casa, é uma honra colocar o Brasil entre os três melhores do mundo", disse a jogadora de vôlei, em entrevista à Globo, na saída da partida.
Desde 1996, o Brasil nunca ficou fora do pódio olímpico. Questionada sobre o dado curioso, Rosamaria se orgulha de não ter quebrado a tradição. "É importante manter o Brasil entre os melhores, com essa tradição do vôlei feminino, a gente sabe o quanto a gente se dedica e o quanto o brasileiro é apaixonado por esse esporte. O nosso maior orgulho é vestir a camisa e dar esse presente aos brasileiros".
Rosamaria ainda reconheceu que o nível da concorrência na modalidade está evoluindo rápido, o que dificultou a conquista do ouro. Porém, enfatizou que com o pódio o Brasil continua sendo um farol para outras Seleções e novas gerações de atletas. "O vôlei brasileiro sempre entre os maiores [do mundo], nos dias de hoje o jogo está muito equilibrado, mas a gente segue trabalhando e figurando entre os melhores".