Semana Internacional de Vela de Ilhabela comemora 50 edições

Maior regata da América do Sul será de 23 a 30 de julho, na cidade de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo

3 abr 2023 - 11h45

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela será de 23 a 30 de julho, no Yacht Club de Ilhabela, cidade no litoral norte do estado de São Paulo. Este é considerado o maior encontro da modalidade na América Latina.

Em 2023, o evento reunirá competidores e amantes do esporte. A Semana de Vela de Ilhabela é uma competição tradicional e já atraiu inúmeros velejadores de renome mundial, entre eles campeões olímpicos, mundiais e pan-americanos, além de formar a nova geração. 

Publicidade
Regatas da 50ª edição serão em julho
Regatas da 50ª edição serão em julho
Foto: Divulgação

O evento começou com uma disputa de velejadores de Optimist, classe de introdução à vela, e hoje reúne embarcações modernas de oceano que rivalizam com barcos usados para cruzeiro ou regatas de fim de semana, como os Bico de Proa.

Após a primeira edição, em 1969, a competição teve um intervalo e só voltou às raias do litoral paulista em 1974. Desde então, entrou para o calendário como  evento anual. Nos seis anos seguintes, a competição voltou-se apenas aos monotipos. Foi a partir de 1980 que os veleiros de oceano passaram a participar das regatas.

''Ao longo dos anos, a Semana de Vela de Ilhabela se consolidou como um evento de grande importância para a cultura náutica no Brasil e na América Latina. Com suas regatas emocionantes, seu ambiente festivo e sua programação diversificada, a competição atrai um público cada vez mais amplo, que inclui desde velejadores profissionais até turistas interessados em conhecer o universo da vela'', disse Mauro Dottori, diretor de vela do YCI.

Barcos e percurso

Publicidade

Para a edição de 2023, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, RGS, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, VPRS e HPE25. Os mais de 100 barcos esperados para as regatas de julho participarão de provas em percursos variados ao longo da semana.

A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a ilha. A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. De acordo com Cuca Sodré, responsável técnico pelas regatas, o objetivo é reunir até 150 barcos neste ano, num evento ao mesmo tempo técnico e festivo.

''É um encontro de gerações. Sempre nos meses de julho podemos ver na mesma raia ídolos do nosso esporte competindo com velejadores de várias idades e com experiência em diferentes tipos de barco. Pegamos gente que corre em veleiros super simples, de classes olímpicas e até barcos de alta-tecnologia'', comentou. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações