Teddy Riner e Marie-José Perec: conheça a dupla que acendeu a pira olímpica em Paris-2024

Franceses do judô e atletismo foram os escolhidos para o momento histórico

26 jul 2024 - 19h15
(atualizado às 19h21)
Teddy Riner e Marie-José Perec acendem pira olímpica
Teddy Riner e Marie-José Perec acendem pira olímpica
Foto: Marko Djurica

Teddy Riner e Marie-José Perec fizeram história nesta sexta-feira, 26. A dupla colocou fim no mistério e acendeu a pira olímpica no ato de encerramento da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris

  • A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.

Devido aos feitos representando a França no judô e no atletismo, os dois já eram cotados para o acendimento. No entanto, eles ainda podem ser pouco conhecidos por parte do público.

Publicidade

Quem são Teddy Riner e Marie-José Perec?

Riner, de 35 anos, nasceu no departamento de Guadalupe, um território ultramarino francês no Caribe, e se mudou ainda criança para Paris. Na cidade-luz, iniciou a vida de exercícios em clube poliesportivo. Praticou outros esportes, mas pegou gosto pelo judô, onde se profissionalizou aos 17 anos.

O francês é um dos grandes nomes da história do judô. Ele tem três ouros olímpicos, sendo dois na categoria até 100kg (Londres-2012 e Rio-2016) e um em equipes (Tóquio-2020), e agora vai em busca do tetracampeonato em seu País.

Além das medalhas douradas, o judoca é dono de dois bronzes na categoria até 100kg em Pequim-2008 e Tóquio-2020. Também foi dez vezes campeão mundial e chegou a ficar uma década sem ser vencido.

Assim como Riner, Marie-José Perec, de 56 anos, nasceu em Guadalupe. Antes de se tornar um dos grandes nomes da história do atletismo, ela se mudou para Paris aos 16 anos.

Publicidade

Em seu currículo, ela tem três medalhas olímpicas. Seus ouros foram conquistados nos 200 metros (Atlanta-1996) e 400 metros (Atlanta-1996 e Barcelona-1992). Também tem dois títulos mundiais nos 400m.

Em 1996, Perec fez história ao se tornar a primeira atleta a conquistar o bicampeonato olímpico nos 400m. A vitória nos 200m em Atlanta também representou apenas a segunda vez que alguém conseguiu o ouro nas duas distâncias.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se