O atleta de arremesso de peso Ryan Crouser, que ganhou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, revelou que sua dieta é um dos segredos de seu sucesso. O tricampeão olímpico da modalidade afirmou que consome 5 mil calorias por dia, um investimento que custa cerca de US$ 2.000 de comida ao mês, equivalente a R$ 5,7 mil na cotação atual.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Crouser explicou em entrevista à CNBC que um café da manhã comum em sua rotina contém dois burritos feitos com nove ovos, salsicha ou bacon, queijo, sour cream e salsa. O jantar corresponde à refeição de uma família de três pessoas.
Em 2019, ele também contou ao The New York Times que perdeu o prazer em comer. "Eu nem gosto mais de comida. Cada uma das minhas refeições é metade do que uma pessoa normal come no dia inteiro. E eu faço isso cinco vezes por dia. Se eu sentir fome durante o dia, significa que eu não estou fazendo meu trabalho", disse na época.
Quando precisa enfrentar grandes competições, Crouser diz que aumenta sua dieta para 6 mil calorias como forma de compensar a rotina exaustiva de treinos. O atleta, de 31 anos, tem 2,01m de altura e pesa 145kg. A média de calorias recomendada para uma pessoa de sua idade é de cerca de 2,5 mil por dia.
A estratégia tem funcionado. Isso porque o americano ganhou seu terceiro ouro olímpico no arremesso de peso em Paris, neste sábado, 3. Em 2023, ele foi recordista mundial no esporte, com uma marca de 23,56m.