Troca de olhares, papo animado e abraço: como foi o 1º embate direto entre Rebeca Andrade e Simone Biles

Norte-americana levou a melhor e acabou com a medalha de ouro no individual geral da ginástica artística

1 ago 2024 - 15h35
(atualizado às 16h39)
 Rebeca Andrade e Simone Biles na final de ginástica, nesta quinta-feira, 1º
Rebeca Andrade e Simone Biles na final de ginástica, nesta quinta-feira, 1º
Foto: REUTERS/Hannah Mckay

Simones Biles reinou sozinha na ginástica artística por muito tempo. Após abandonar os Jogos Olímpicos de Tóquio por problemas de saúde mental, a norte-americana viu a coroação de Rebeca Andrade. A brasileira conquistou duas medalhas olímpicas e passou a ser vista como possível desafiante da lenda dos EUA. Nesta quinta-feira, 1º, elas travaram o primeiro duelo direto na final do individual geral em Paris. Simone Biles confirmou o favoritismo e ficou com o ouro; Rebeca ficou com a prata. 

  • A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.

Mesmo com outras 22 ginastas em ação, incluindo a brasileira Flávia Saraiva, as atenções da Arena Bercy estavam voltadas para Simone e Rebeca. As duas foram, de longe, as mais ovacionadas pelo público. Todo movimento delas pelo ginásio era seguido pela arquibancada de perto, com gritos de incentivo.

Publicidade

No salto e nas barras assimétricas, Rebeca se apresentou primeiro e foi observada pela rival. Na sequência, ela retribuiu os olhares e aplaudiu os movimentos da companheira. Ao final das duas rotações, Rebeca estava em vantagem.

Quando chegou a vez da trave, a ordem mudou, e Simone veio antes. Com uma grande apresentação, ela colocou pressão na ginasta paulista, que era a última a subir no aparelho. No início da apresentação de Rebeca, Simone evitou olhar para adversária, mas acabou espiando de rabo de olho e aplaudiu os movimentos. Na saída da trave, a brasileira ganhou o abraço da norte-americana. 

Simone Biles e Rebeca Andrade se abraçam
Foto: Reprodução/TV Globo

Quando o placar mostrava Simone novamente na liderança antes da disputa do solo, a multicampeã estava fisicamente do lado de Rebeca. As duas chegaram a trocar risadas e conversaram um tempo antes de partirem para a última rotação.

No solo, Rebeca cometeu um pequeno erro, pisou com um dos pés fora do tablado e foi recepcionada por Simone quando desceu do tablado. A norte-americana se apresentaria na sequência. Elas deram um rápido cumprimento.

Publicidade

Simone voou e fez uma apresentação de solo praticamente perfeita. Ela foi aplaudida de pé por toda Arena Bercy ao som de gritos de “Simone”. Rebeca aplaudiu e também fez a festa por sua medalha de prata.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações