A história foi feita neste sábado no tênis olímpico. Qinwen Zheng, número sete do mundo, conquistou a medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, na França, a primeira dourada no tênis em simples da história para a China.
Zheng, que derrotou a poderosa Iga Swiatek na semifinal, superou a croata Donna Vekic por 6/2 6/3 após 1h45min na decisão realizada na cheia quadra central Philippe Chatrier em Roland Garros.
A tenista havia salvo match-points em sua campanha que contou com vitórias apertadas nas oitavas de final e nas quartas, esta aposentando a alemã Angelique Kerber.
Vekic pecou nos erros com 31 não-forçados e foi quebrada quatro vezes no encontro, dois em cada parcial, quebrando uma vez no segundo empatando em 3 a 3, mas Zheng quebrou no sétimo game e fechou com autoridade.
Vekic também fez história para a Croácia como a primeira finalista de Simples. A medalha de Bronze ficou com Swiatek que bateu Anna Schmiedlova na sexta-feira. A polonesa não perdia um jogo no saibro há 25 partidas e foi frustrada justo pela asiática que já havia feito final do Australian Open na temporada.