A Seleção Brasileira feminina de handebol atropelou o Uruguai por 40 a 22 e confirmou, nesta quarta-feira, no Exhibition Centre, uma vaga na decisão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. A equipe é a atual tetracampeã da competição e tem passado pelas adversárias com extrema facilidade.
Campeã Mundial na Sérvia em 2013, a equipe brasileira teve um início instável contra as uruguaias. O placar chegou a ficar apertado, em 5 a 3 para a equipe verde-amarela, mas logo depois a força do jogo coletivo não deu qualquer chance para as rivais segurarem o equilíbrio. O primeiro tempo fechou com 18 a 11.
Mesmo sem contar em Toronto com a melhor jogadora do mundo do ano passado, Duda Amorim, o Brasil tem no elenco outras atletas talentosas que têm se destacado neste torneio, como Alexandra Nascimento, Fernanda Silva e Ana Paula Rodrigues.
A artilheira da partida contra as uruguaias foi, inclusive, Fernanda Silva, com oito gols, um a mais que Deonise Fachinello e Ana Paula Rodrigues. Aliás, Fernanda teve a incrível marca de 100% em oito arremates contra a meta uruguaia.
Na decisão, o Brasil encara as vencedoras entre mexicanas e argentinas. A partida está marcada para as 21h (de Brasília) de sexta. O Pan serve para o técnico dinamarquês Morten Soubak como preparação para a Seleção buscar o bi no Mundial, de 5 a 20 de dezembro, na Dinamarca.