Após a Espanha vencer a França na semifinal da Eurocopa, o jornal esportivo catalão Mundo Deportivo alfinetou o atacante francês Kylian Mbappé. O diário destacou que o jogador se consolida "como eterno candidato à Bola de Ouro" e que, com essa nova eliminação, "se despediu de qualquer opção de ganhar" o prêmio este ano.
Pablo Planas, redator-chefe da publicação espanhola, apontou que o desempenho de Mbappé ficou "muito longe" do esperado. Segundo ele, o capitão francês não foi decisivo e nem mostrou liderança durante a competição. Apesar de reconhecer que ele não estava em plena condição física devido a uma lesão no nariz sofrida na estreia contra a Suíça, o artigo ressalta que isso não justifica completamente seu desempenho.
O texto ainda compara Mbappé com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, destacando que, na mesma idade, Messi já havia conquistado quatro Bolas de Ouro e Ronaldo, três.
"Sem dúvida, o Real Madrid é um lugar importante e uma vitrine para a Bola de Ouro. O que fica claro é que o tempo passa e, embora ainda tenha 25 anos, o eterno herdeiro de Leo Messi e Cristiano Ronaldo deve ter em mente que, se quiser ser comparado com eles, na idade deles [os outros] já tinham 4 e 3 prêmios. Uma diferença importante", diz a análise.
Apesar da eliminação decepcionante, o futuro de Mbappé parece promissor. Agora ex-jogador do PSG, ele está a caminho do Real Madrid, onde se juntará a outros talentos como Vini Jr, Rodrygo e Jude Bellingham, sob a liderança do técnico Carlo Ancelotti. Mbappé, após reconhecer seu desempenho insuficiente e classificar sua participação como "fracasso", planeja tirar férias para descansar e retornar com força total.
O jogador admitiu sua frustração após a eliminação, dizendo: "Minha competição foi um fracasso. Queria ser campeão europeu, tínhamos essa meta. Mas não fomos. Então é um fracasso. Não fui bem e vamos para casa, é simples", afirmou. "Temos que seguir em frente. Vou tirar férias e descansar um pouco, isso vai me fazer bem e vou tentar voltar muito forte."