Um dos jogos mais esperados da temporada europeia ocorre nesta quarta-feira pela Liga dos Campeões da Europa. No Camp Nou, Barcelona e Liverpool fazem o primeiro duelo de ida das semifinais do torneio. Em grandes temporadas, as duas equipes chegam com a moral elevada para o duelo que está marcado para às 16h (horário de Brásilia).
Já campeão do Campeonato Espanhol na temporada, o Barcelona foca agora única e exclusivamente na Champions. A equipe venceu a La Liga com três rodadas de antecedência e agora mira a partida contra o Liverpool. Pelo lado catalão, Ernesto Valverde deve ter seus principais atletas à disposição, tendo poupado Lionel Messi do primeiro tempo da partida contra o Levante no último fim de semana. O treinador comentou sobre a boa temporada do clube catalão em entrevista coletiva no último sábado.
- Você sempre tem rivais próximos na sua cabeça, você está assistindo seus jogos, analisando-os. O que esta equipe está fazendo é realmente difícil. Nós ganhamos títulos porque temos jogadores extraordinários. Damos um enorme valor para ganhar a liga, é o que marca a temporada. A liga é de meses de competição, de vencer em casa e fora e isso tem tanto valor. E o fato de o clube ter conquistado tantos títulos nos últimos anos diz muito sobre como as coisas são tomadas no dia a dia - disse o técnico.
Ao contrário do Barça, o Liverpool ainda briga em duas frentes nessa temporada. Além das semis da Champions, o time de Jurgen Klopp segue disputando ponto a ponto o título da Premier League com o Manchester City. Uma das atrações individuais da partida será entre o melhor jogador do Campeonato Inglês, Van Dijk, que ainda não levou nenhum drible na temporada, contra Lionel Messi, estatisticamente, o maior driblador da Europa. O zagueiro falou sobre a partida.- Não é só o Messi, mas toda a equipe tem muita qualidade e vamos nos preparar bem. Também temos uma ótima equipe para competir lá, não vamos para Barcelona de férias. Eu vejo o que temos, os jogadores que temos, eu vejo a direção do clube e a forma como jogamos, então não é uma grande surpresa. Precisamos estar preparados para enfrentar os problemas e estaremos, e com sorte podemos obter um bom resultado. Vamos tentar de tudo para ir para a final - disse o holandês em coletiva.
Para a partida contra os blaugranas, Klopp ainda tem algumas dúvidas na cabeça. Fabinho (cabeça) e Roberto Firmino (virilha) ainda não são certeza para o duelo devido as lesões recentes. Nos último duelo entre as duas equipes, nas oitavas de final da Champions League de 2007, os Reds passaram de fase, deixando os espanhóis pelo caminho. O técnico do time inglês projetou o duelo e falou sobre a mística do Camp Nou.
- O Camp Nou é apenas um estádio. Grande, muito grande, mas não é um templo do futebol. As equipes que lá jogam sentem grandes dificuldades e, agora, seremos nós a passar por isso. Esperamos estar em bom nível, é um jogo fantástico para os torcedores do mundo todo. Se joga contra o Barcelona, de certeza que não é favorito - disse Jurgen Klopp em entrevista ao canal 'DAZN' antes da partida desta quarta-feira.
Provável escalação do Barcelona: Ter Stegen; Semedo, Pique, Lenglet, Alba; Rakitic, Busquets, Melo; Messi, Suarez, Coutinho. Técnico: Ernesto Valverde
Provável escalação do Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk, Robertson; Fabinho, Henderson, Wijnaldum; Salah, Mane, Origi. Técnico: Jurgen Klopp