Na primeira partida após a saída de Rogério Ceni, o Flamengo enfim voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Sob comando de Maurício Souza, o Rubro-Negro saiu atrás do placar, mas buscou a virada e venceu a Chapecoense por 2 a 1, neste domingo, no Maracanã. Os gols foram marcados por Perotti, para os catarinenses, e Arrascaeta e Michael para o clube carioca.
Com o resultado, o Flamengo chega aos 15 pontos, salta cinco posições e assume a oitava colocação do Campeonato Brasileiro. A Chapecoense, com 4, se mantém na vice-lanterna.
Fla domina, mas não pressiona
Pressionado pelas duas derrotas consecutivas, o Flamengo entrou em campo com mudanças e enfrentou uma Chapecoense com a proposta defensiva muito clara. Com uma linha de cinco defensores, o time catarinense buscou anular o jogo do Rubro-Negro por dentro e cumpriu bem o objetivo na primeira etapa.
O Flamengo manteve o domínio total da posse de bola, mas teve dificuldades em impor uma pressão e criar chances de gol. As melhores jogadas saíram quando Everton Ribeiro e Isla aceleram pelo lado direito, e Rodrigo Muniz desperdiçou uma boa oportunidade para abrir o placar.
Diego Alves começa como herói...
Apesar do controle da posse de bola pelo Flamengo, foi a Chapecoense quem teve a melhor chance de balançar as redes no primeiro tempo. Após erro grave de Léo Pereira na saída de bola, Fabinho recebeu passe e saiu na cara do gol. O atacante chutou firme na saída de Diego Alves, mas parou em grande defesa do goleiro rubro-negro.
... e vira o vilão
Com intensidade maior, o Flamengo até ensaiou uma melhora no início do segundo tempo e levou perigo com cabeçadas de Pedro e Gustavo Henrique. A equipe, no entanto, foi castigada por uma falha fatal de Diego Alves aos 21 minutos da etapa final. Em cobrança de falta rasteira de Busanello, o goleiro não encaixou e deu rebote para Perotti apenas empurrar para as redes.
Arrascaeta e Michael decidem para o Fla
Atrás do placar, o Flamengo fez mudanças no meio-campo e viu a Chapecoense ficar ainda mais na defensiva. Michael teve boa oportunidade de empatar, mas parou em João Paulo. Em seguida, aos 32', Arrascaeta igualou o placar para o Rubro-Negro. Após cruzamento de Isla, Pedro não dominou e a bola sobrou para o meia uruguaio finalizar de primeira no contra-pé do goleiro.
Apenas quatro minutos depois, o Flamengo chegou à virada com Michael. Após receber passe de Pedro, o atacante relembrou os tempos de Goiás e passou por três adversários (incluindo o goleiro) antes de completar paras as redes e marcar o gol da vitória rubro-negra.
FICHA TÉCNICA
Flamengo 2x1 Chapecoense - 11ª rodada do Brasileirão
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 11 de julho de 2021, às 18h15
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Ricardo Junio de Souza (MG)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gramado: Razoável
Cartões amarelos: Léo Pereira, Arrascaeta e Vitinho (FLA) / Busanello, Fernandinho e Anselmo Ramon (CHA)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Perotti, 21'/2ºT (0-1); Arrascaeta, 32'/2ºT (1-1); Michael, 36'/2ºT (2-1)
FLAMENGO (Técnico: Mauricio Souza)
Diego Alves, Isla (Matheuzinho, 42'/2ºT), Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Thiago Maia (Vitinho, 25'/2ºT), Everton Ribeiro, Arrascaeta (Piris da Motta, 42'/2ºT); Muniz (Michael, 0'/2ºT) e Pedro.
CHAPECOENSE (Técnico: Jair Ventura)
João Paulo; Matheus Ribeiro, Ignácio, Felipe Santana, Derlan e Busanello (Tiago Coser, 29'/2ºT); Lima (Geuvânio, 37'/2ºT) e Anderson Leite; Fabinho (Kaio Nunes, 17'/2ºT), Fernandinho (Foguinho, 17'/2ºT) e Anselmo Ramon (Perotti, 17'/2ºT).