O Bayern de Munique está perto de contratar o atacante brasileiro Douglas Costa, do Shakhtar Donetsk e que está disputando a Copa América com a Seleção Brasileira. A negociação seria fechada em torno de 35 milhões de euros (R$ 121,6 milhões), segundo o "Sport 1". Segundo o jornal Zero Hora, o Grêmio receberia cerca de 1 milhão de euros (cerca de R$ 3,45 milhões) pelo negócio graças ao mecanismo de solidariedade da Fifa para o clube formador do atleta. Assim, o Tricolor gaúcho teria direito a 3% do valor pago pelo time alemão.
O Regulamento de Transferências da Fifa estipula o repasse de 5% do valor da transferência aos clubes em que o jogador atuou dos 12 aos 23 anos. Entre 12 e 15 anos de idade, cada ano completo corresponde a 0,25% de compensação. Já a partir do 16º anos, cada temporada significa mais 0,5%.
Como Douglas Costa foi vendido pelo Grêmio ao time ucraniano aos 19 anos, o Imortal teria direito a 3% dos valor de futuras negociações do jogador. Segundo o jornal, caso seja concretizada a negociação entre Bayern e Shakhtar, o time ucraniano teria um prazo de um mês para repassar o valor para o Grêmio.
Segundo o Zero Hora, na época em que vendeu Douglas Costa para o Shakhtar, o Grêmio ainda ficou com 15% dos direitos do meia-atacante. Porém, utilizou esse percentual para contratar o atacante Marcelo Moreno do clube ucraniano em 2011.