O técnico Pep Guardiola se tornou mais um personagem do futebol a endossar críticas às injustiças sociais vistar entre brancos e negros na sociedade. Após a vitória do Manchester City por 3 a 0 sobre o Arsenal, o espanhol disse o que sente ao ver o racismo estrutural sendo propagado até os dias atuais.
- Nós deveríamos enviar milhões de mensagens para as pessoas pretas. Quatro séculos, 400 anos que fizemos o que fizemos para essas pessoas amáveis. Eu sinto vergonha pelo que os brancos fizeram com os negros. Apenas porque você nasce de outra cor, como alguém pode pensar que você é tão diferente dos outros?O comandante foi apenas mais um protagonista a dar voz à causa, pois o atacante Raheem Sterling também se pronunciou e disse que vê pequenas mudanças. A partida foi marcada pelo momento em que os jogadores se ajoelharam antes do início da partida, enquanto um vídeo de apoio passava no telão do Etihad Stadium. A camisa dos jogadores, ao invés de terem seus nomes, vinha escrito "Vidas Negras Importam", em inglês.
O tema veio à tona no mundo dos esportes após a morte de George Floyd, nos Estados Unidos, por um policial branco. Diversos atletas do basquete e futebol americano se pronunciaram sobre o assunto que repercutiu no mundo inteiro.