A Football Association (FA), Federação Inglesa de Futebol que comanda as ligas inferiores do país a partir da segunda divisão, decretou, nesta quinta-feira, o término da temporada do futebol amador no país de forma precoce por causa da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi um consenso entre entidade e clubes envolvidos.
- Nossa principal preocupação sempre será a segurança e o bem-estar dos clubes, jogadores, funcionários, oficiais, voluntários e torcedores durante esse período sem precedentes. Os passos de hoje levaram em consideração o impacto financeiro desta época, tendo em mente a integridade das ligas e os resultados da temporada - declarou a FA, em nota.
Da sétima divisão para baixo, todas competições amadoras, foram declaradas anuladas. Assim, todos os resultados que vieram depois da suspensão por causa da pandemia do novo coronavírus foram invalidados, e não haverá rebaixamentos e promoções.
As quinta e sexta divisões, consideradas semi-profissionais, estão sob avaliação e também podem ser encerradas.
O futuro do futebol profissional é uma incógnita. Por enquanto, as principais competições da Terra da Rainha, incluindo a Premier League e Copa da Inglaterra, estão suspensas até o dia 30 de abril.