Atuais bicampeões olímpicos, os americanos mostraram na estreia porque são os favoritos na chave do basquete masculino. Neste sábado, os Estados Unidos venceram a China por 119 a 62, na Arena Carioca 1, e impressionaram os presentes. Kevin Durant, com 25 pontos.
Se a China saiu na frente, abriu 2 a 0 e arrancou ovações dos presentes na arena, não deu nem tempo de sonhar. Ao fim do primeiro quarto, os Estados Unidos já venciam por 30 a 10. No intervalo, o placar apontava 50 a 39.
No fim do segundo período, os brasileiros entraram na onda e começaram a cantar "olê, olê olê olá, China, China" antes da tradicional ola. Mas nem o apoio dos anfitriões, que seguiu durante todo o jogo, foi o bastante para os asiáticos, que acabaram perdendo por 119 a 62.
O que se viu em quadra foi tudo o que a seleção americana promete nessa Olimpíada: pressão na defesa, caminho fechado para o aro e velocidade nos contra-ataques. DeMar DeRozan, Paul George, DeMarcus Cousins e DeAndre Jordan, especialmente, fizeram a festa nas enterradas.
Kevin Durant foi o grande destaque da partida. O astro americano, que acaba de se transferir do Oklahoma City Thunder para o Golden State Warriors, brilhou nos arremessos de três pontos, deixou a quadra com 25 pontos e foi o cestinha do jogo.
O próximo jogo dos Estados Unidos será na segunda-feira, contra a Venezuela, novamente às 19h na Arena Carioca 1. No mesmo dia, às 22h30, a China enfrenta a França.