Não é novidade para ninguém que os brasileiros costumam agitar o mercado europeu. Na Inglaterra, no entanto, essa movimentação em busca de jogadores nascidos no Brasil normalmente é mais discreta do que nos outros países do continente. Nos últimos anos, porém, isso tem mudado.
Em 2018/2019, a Premier League bateu seu recorde de brasucas entrando em campo na competição. Foram 20 no total. Anteriormente a maior marca havia sido obtida na edição 2008/2009, ano em que tivemos Robinho, Gláuber, Elano e Jô, no Manchester City, Afonso Alves, no Middlesbrough, e Cláudio Caçapa no Newcastle, entre outros, totalizando 19.
E essa marca pode ser batida novamente nessa temporada. Dos 20 atletas que jogaram no último ano - contando Jorginho e Emerson Palmieri, do Chelsea, naturalizados italianos -, apenas Léo Bonatini, que defendeu o Wolverhampton, trocou de clube, assinando com o Nottingham Forest, também da Inglaterra, mas que disputará a 2ª divisão. Em contrapartida, outros chegaram.A equipe que mais contratou brasileiros até agora nesta janela foi o Aston Villa, que curiosamente nunca havia tipo um jogador do país em seu elenco. O centroavante Wesley Moraes, ex-Brugge, da Bélgica, foi o primeiro reforço anunciado. Por mais de R$ 100 milhões, se tornou a negociação mais cara da história do time de Birmingham. Nesta quinta-feira, Douglas Luiz, ex-Vasco e que pertencia ao City, também foi confirmado pelo clube.
Outra contratação que causou impacto na Terra da Rainha foi a ida de Joelinton para o Newcastle. Primeiro inglês a abrir as portas para um brasileiro, em 87/88, com a chegada de Mirandinha, ex-Palmeiras, o clube também escancarou os cofres, desembolsando cerca de R$ 170 milhões pelo atacante ex-Sport e que estava no Hoffenheim, da Alemanha.
Mais discreto, mas em rápida ascensão, quem também chegou à Inglaterra foi o jovem Gabriel Martinelli. Destaque do Ituano no Paulistão, o garoto de apenas 18 anos de idade é a nova aposta brasuca do Arsenal, que já contou com Gilberto Silva, Denilson, Sylvinho e Edu, entre outros.
Com o mercado ainda aberto, é possível ainda que outros brasileiros pintem na Premier League 2018/2019, que começa no próximo dia 9. Por enquanto, 25 já vivem a expectativa da estreia.
BRASILEIROS EM TIMES DA PREMIER LEAGUE
Arsenal - Gabriel Martinelli
Aston Villa - Douglas Luiz e Wesley
Brighton - Bernardo Júnior
Chelsea - David Luiz, Emerson Palmieri, Jorginho, Kenedy, Lucas Piazon e Willian
Everton: Bernard e Richarlison
Liverpool - Alisson, Fabinho e Firmino
Manchester City - Ederson, Danilo, Fernandinho e Gabriel Jesus
Manchester United - Fred e Andreas Pereira
Newcastle - Joelinton
Tottenham - Lucas Moura
Watford - Gomes
West Ham - Felipe Anderson