Sem disputar uma semifinal de Copa do Mundo desde 1990, a Inglaterra pode quebrar esse longo jejum neste sábado, quando enfrenta a Suécia, às 11h (de Brasília), em Samara. É a grande chance de voltar a figurar entre os quatro melhores do planeta após longo tempo.
Entre as seleções que ainda estão na disputa pelo título, a Inglaterra é a mais jovem. Para se ter uma ideia, o capitão é o atacante Harry Kane, que tem apenas 24 anos. O treinador Gareth Southgate admite que os britânicos estarão mais experientes na Eurocopa de 2020 e na Copa do Mundo de Qatar, em 2022, mas afirmou que os jogadores não podem perder a chance de triunfar na Rússia.
- Nosso time será melhor em dois anos, com mais experiência de vida, mas talvez não tenhamos tanta sorte com lesões e outras coisas e não tenhamos esta oportunidade novamente. É perigoso se eu começar a me empolgar, mas estou orgulhoso da maneira como estamos jogando - declarou o treinador, à rede "ITV News".
Kane é capitão da Inglaterra com apenas 24 anos (Foto: AFP)
A vaga nas quartas de final veio após empate em 1 a 1 com a Colômbia e vitória nas penalidades, feito inédito até então para os ingleses em uma Copa do Mundo - nas outras três disputas por pênaltis, três derrotas. Southgate declarou que os jogadores têm assistido vídeos das comemorações nas rede sociais.
- É um grande privilégio poder mandar todo mundo para o trabalho feliz, poder fazer a diferença na vida das pessoas. O futebol pode criar uma conexão em um país inteiro, e estou contente por estarmos animando as pessoas, levando diversão, e queremos continuar assim.
Contra a Suécia, Vardy é dúvida. Young e Dele Alli estão recuperados de dores e devem jogar.