O boxeador croata Vido Loncar foi banido do esporte depois de agredir um árbitro, no fim de uma luta disputada nesta segunda-feira, válida pelo Campeonato Europeu Juvenil de Boxe, em Zagreb. A informação da punição foi divulgada nesta terça pela agência de notícias croata Hina, citando decisão da federação de boxe do país.
A agressão aconteceu logo depois do fim da luta contra o lituano Algirdas Baniulis, pela fase preliminar da competição, na categoria meio-pesado (até 81 kg). Após a determinação do polonês Maciej Dziurgot de que Loncar havia perdido por pontos, o croata se enfureceu.
O jovem boxeador desferiu um soco na altura da barriga do árbitro, que caiu. Depois, Loncar seguiu agredindo Dziurgot, até que um funcionário da organização da competição puxou o croata pelo pé, retirando-o do ringue.
O polonês acabou sofrendo lesões graves e está hospitalizado. Vido Loncar, por sua vez, foi preso pela polícia croata, além de ter sido banido da modalidade. Seus técnicos, por outro lado, estão suspensos provisoriamente. "É uma vergonha para Zagreb e para a Croácia. O boxe sofreu um grande dano", disse o secretário-geral da federação, Marko Marovic, segundo a agência Hina.