Atual campeão meio-pesado do UFC, Jiri Prochazka chamou a atenção do mundo do MMA ao protagonizar um duelo eletrizante contra Glover Teixeira em junho deste ano, no UFC 275, e ao finalizar o brasileiro no quinto e último round do combate, faltando menos de 30 segundos para o fim da luta, se tornou o novo dono do cinturão da categoria até 93kg.
Diante de tudo o que aconteceu no primeiro confronto, o Ultimate não perdeu tempo e já casou a revanche entre os lutadores, que vai acontecer no dia 10 de dezembro, no card do UFC 282. Para mais um embate diante de Glover, Prochazka vem se preparando de forma especial e até mesmo bem incomum.
Em entrevista ao site MMA Fighting, o tcheco revelou que ficou três dias sem comer e trancado em um quarto escuro. A "experiência" teve como objetivo aperfeiçoar sua mente visando seus próximos desafios, além de remover estímulos sensoriais. Vale ressaltar que o lutador já é conhecido por aplicar práticas "diferentes" em suas preparações, como dar socos em árvores para potencializar seus golpes, entre outros métodos.
"É tudo escuro por três dias e lá você pode trabalhar com seus demônios e treinar o que quiser. Não quero falar muito sobre isso, porque isso é coisa pessoal. Essa é a maior diversão, porque você tem que ir até o ponto em que o tempo está acabando. Eu não posso falar sobre isso. Para mim, essas coisas são tão pessoais e sagradas. É muito útil. Existe apenas você e você. Nenhuma outra pessoa.
Essa foi a primeira vez que fiz isso sem comida, apenas com água. É muito mais forte quando você está sem comida. Todos os processos em seu corpo são muito mais fortes. Sua mente está trabalhando muito. Três, quatro dias não é tanto. Estou usando isso apenas para reconhecer quem realmente sou, então posso começar a treinar e avançar para o próximo nível comigo mesmo", narrou Jiri Prochazka.
Atualmente com 30 anos de idade, Jiri Prochazka possui um cartel de 29 vitórias, sendo 25 delas por nocaute, três derrotas e um empate no MMA profissional. Sem perder uma luta desde 2015, o tcheco chegou ao UFC em 2020 e já contabiliza três triunfos pela organização norte-americana, contra Volkan Oezdemir, Dominick Reyes e Glover Teixeira, respectivamente.