Beatriz Soares (66 kg) uma das principais pugilistas brasileiras da atualidade, ficou com a prata no Golden Belt de Marrakech, no Marrocos. Nesta sexta-feira (10), ela perdeu para a taiwanesa Chen Nien-Chi, na primeira competição internacional do Brasil na temporada. Viviane Pereira também volta para casa com prata, mas na categoria 75 kg, após ser derrotada pela cazaque Valentina Khalzova.
Assim, o boxe brasileiro encerra sua participação na competição com três medalhas. A outra foi o bronze de Ramon Batagello (86 kg). O Brasil ainda contou com a participação de Michael Trindade (51kg), que foi desclassificado nas quartas de final.
As lutas
Para chegar até a final, Beatriz e Viviane Pereira precisaram vencer uma luta cada. Bia havia batido a suíça Yidan Fischer por contagem interrompida dos pontos na categoria até 66kg. Já na decisão, teve uma dura adversária pela frente, Chen Nien-Chin, campeã mundial em 2018. A brasileira conseguiu fazer uma luta equilibrada, mas a taiwanesa levou vantagem nos três rounds e venceu na opinião dos cinco juízes.
Já Vivi passou pela russa Anastasiia Shamonova, por decisão dividida dos árbitros, na semifinal. Enfrentando Valentina Khalzova na final, a brasileira começou melhor. Após início equilibrado, ela encaixou boas sequências de golpes na reta final do primeiro round e levou a vitória com voto de quatro dos cinco juízes.
Precisando reagir, a cazaque impôs um forte ritmo e conseguiu a vitória no segundo round também na visão de quatro árbitros. Assim, a luta foi empatada e ficou aberta para o terceiro round. Por lá, o combate foi bem equilibrado, mas os cinco juízes deram a vitória para a cazaque, que assim levou a medalha de ouro por decisão unânime.