Nesta sexta-feira, Maria Suelen Altheman foi derrotada pela francesa Romane Dicko nas quartas de final do judô peso pesado em Tóquio. Em tese, a brasileira disputaria a repescagem em busca do bronze, mas sofreu uma lesão no joelho esquerdo e não terá mais condições de seguir na competição, conforme foi anunciado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
A luta iniciou equilibrada, porém a francesa, número 6 do ranking mundial da categoria, cresceu no combate e conseguiu aplicar um ippon ainda no tempo normal. Maria Suelen caiu no tatame sentindo muitas dores e teve de ser atendida pela equipe médica, saindo de maca.
Em sua primeira luta, Maria Suelen derrotou a eslovena Anamari Velensek pelo acúmulo de punições aplicadas à oponente desta luta, cuja categoria é para judocas acima de 78kg. Foi um combate com poucos golpes e muitas punições. Logo no primeiro minutos, ambas levaram um shido. Na sequência a eslovena recebeu outra punição por falta de combatividade. E ao fim dos quatro minutos, Velensek recebeu outra punição por movimento proibido no judô.
Com a decepção de não poder seguir na disputa em Tóquio para lutar pelo bronze por causa da lesão que sofreu, Maria Suelen soma dois bronzes em Jogos Pan-Americanos, obtidos em 2011 e 2015, além de três pratas e um bronze em Campeonatos Mundiais.
Veja o comunicado da CBJ sobre Maria Suelen na íntegra:
Maria Suelen Altheman sentiu lesão no joelho esquerdo durante o combate de quartas-de-final contra a Romane Dicko e, após avaliação do departamento médico da seleção, não terá condições de lutar a repescagem. Ela passará por exames de imagem ainda nesta sexta, 30, em Tóquio.