O UFC surpreendeu na noite desta quarta-feira e anunciou que Anderson Silva será técnico do 4º reality show The Ultimate Fighter Brasil (TUF). O ex-campeão dos pesos médios já criticou diversas vezes o programa, mas agora aceitou participar. E o duelo será brasileiro: o também ex-campeão Mauricio Shogun será o técnico adversário.
A ideia do reality show é buscar novos talentos do MMA, que são divididos em duas equipes, treinam com atletas consagrados e depois se enfrentam. O UFC já promoveu 27 temporadas do programa ao todo, sendo três no Brasil. Wanderlei Silva (duas vezes), Vitor Belfort, Fabricio Werdum, Rodrigo Minotauro e Chael Sonnen foram técnicos dessas edições nacionais. Anderson nunca tinha sido cotado exatamente porque costuma criticar o reality show.
"Tem que mudar algumas coisas que não são legais. Você coloca um monte de atleta e algumas coisas na casa não são legais e não passa imagem real dos atletas. Vi neguinho jogando comida, destruindo coisa. Já disse que não gostaria de participar por isso. Perde um pouco a busca daqueles atletas. Eu participaria, mas não nas condições de agora", afirmou Anderson, em entrevista há duas semanas apenas. Ao Terra, em março, ele disse que sequer viu o TUF 3.
Outra novidade do TUF é que os técnicos não se enfrentarão dessa vez. Em primeiro lugar, porque ambos já foram companheiros de treino em Curitiba, na Academia Chute Boxe - quase todos lutadores de MMA não gostam de enfrentar amigos no octógono. Além disso, eles teriam que combinar um peso, pois são de categorias diferentes - Anderson é peso médio, enquanto Shogun é meio-pesado. "Eles não vão se enfrentar no final da temporada. Vão lutar contra adversários diferentes", afirmou Dana White, no Twitter.
(Reprodução)
Tanto Anderson quanto Shogun estão com lutas marcadas antes de fazer as gravações do TUF. O primeiro vai enfrentar Nick Diaz no dia 31 de janeiro, no UFC 183. Já Shogun lutará no Brasil, em Uberlândia, contra Ovince St. Preux - o adversário inicial era o nigeriano Jimi Manuwa, mas ele se contundiu.
Depois disso, o TUF Brasil começará a ser gravado em Las Vegas. As seletivas dos lutadores já começaram. Atletas de peso leve (até 70 kg) e galo (até 61 kg) são cogitados para o programa. A previsão é que tudo esteja no ar na Rede Globo em abril.