Mais uma vez de forma dominante, Alexandre Pantoja manteve consigo seu cinturão dos moscas ao derrotar Kai Asakura na luta principal do UFC 310. O brasileiro segue empilhando triunfos e se firmando como um dos principais campeões da organização, agora desejando outros desafios,
E o feito logo após a luta do sábado (8) em Las Vegas talvez foi um tanto inusitado. O brasileiro decidiu deixar de lado todos os rivais atuais da divisão e mirou naquele que pode ser considerado o melhor peso-mosca da história e um dos maiores de todos os tempos do MMA, Demetrious Johnson.
Ainda no octógono da T-Mobile Arena, Pantoja afirmou que queria ter o 'Mighty Mouse' como futuro adversário. Na coletiva, o campeão prontamente afirmou que quer o ex-dono da categoria no Ultimate como uma forma de poder enfrentar um adversário novo e diferente, tendo vencido vários do principais ranqueados da categoria.
- Ser o melhor? É isso que estou fazendo. Estou chegando junto com o maior número de vitórias na divisão. É por isso que falei sobre Demetrious Johnson. Me desculpe se eu estiver errado por falar sobre isso, tenho muito respeito por ele, mas falei. Limpei a divisão, venci várias vezes o número 1 e o número 2 do ranking. O UFC trouxe um outro cara (referência a Asakura), que era campeão de outra organização (Rizin) e eu o finalizei - disse o brasileiro.
- Essa é a luta que eu quero. O peso-mosca está bem diferente, não era como na época em que o Demetrious lutava. Minhas últimas quatro lutas foram contra um mexicano (Brandon Moreno), um australiano (Steve Erceg), um americano (Brandon Royval) e um japonês (Kai Asakura). Tudo mudou, agora temos grandes lutadores vindos do mundo todo. Agora, é difícil manter o cinturão, não é como antes. Tenho muito respeito pelo Demetrious. O respeito e o amo, porque ele abriu as portas para nós. Mas ele é a luta que eu quero - completou Pantoja.
Durante os anos de 2012 e 2018, Johnson foi campeão dos moscas do UFC e um dos campeões mais dominantes da organização, estabelecendo vários recordes, um deles o de mais defesas consecutivas de título (11). Apesar do sucesso, nunca conseguiu atrair os fãs, sofrendo com problemas para vender pay-per-views, e acabou sendo 'trocado' com o ONE por Ben Askren. Na organização asiática, conquistou o cinturão dos moscas em 2022 sobre o brasileiro Adriano Moraes, o vencendo novamente em 2023, no qual após esta luta anunciou sua aposentadoria.
E, nas redes sociais, o 'Mighty Mouse' respondeu ao desafio de Pantoja afirmando que não deseja mais voltar a lutar, mesmo com propostas milionárias reveladas pelo americano que teriam sido feitas a ele.
- Pessoal, me ofereceram dois milhões para lutar. Eu recusei porque não quero mais isso - disse o americano