Uma das narrativas que se sobressaem na luta principal do UFC 309, próximo dia 16, é que tal duelo será o último tanto de Jon Jones como para Stipe Miocic, dois atletas com carreiras vitoriosas e de muitos grandes momentos dentro do MMA.
No caso específico de Jones, o próprio lutador sugeriu por várias vezes em suas redes sociais que não mais lutaria, independentemente do resultado do duelo. No entanto, há quem ainda torça para que 'Bones' possa, ao menos, adiar sua aposentadoria para enfrentar Tom Aspinall, campeão interino dos pesados.
Oficialmente, não há qualquer decisão oficial sobre se Jon Jones seguirá com sua carreira ou se ela será encerrada, e isto provavelmente só deve se anunciado depois do UFC 309. No entanto, seu treinador, Brandon Gibson, disse em entrevista ao site MMAFighting, que toda a preparação para a luta contra Miocic é encarada dentro do 'camp' de Jones como se fosse a última da carreira deste.
- Se Jon se aposentar, eu estarei com ele. Estamos encarando esta luta como se fosse a 'última dança' para ele - declarou Gibson.
- Fisicamente e mentalmente, ele poderia lutar umas cinco ou seis vezes. Não há mais nada para Jon provar, e ele queria muito essa luta com o Stipe. Acho que esta luta irá solidificar o status dele como campeão dos pesados, mas isto não é algo que a gente fica conversando durante os treinos. Estamos todos prontos para o dia 16, mas toda vez que vamos para um treino, vamos para como se fosse o último - completou.
Com o futuro de Jon Jones ainda indefinido, apesar dos boatos e especulações, tudo o que seu técnico espera é ver seu pupilo ser capaz de tomar tal decisão em paz. Especialmente porque o vê sendo alguém merecedor de decidir seu próprio futuro sem qualquer questão quanto a isto.
- Se tivermos mais uma luta ou duas, seria uma benção. Também estou pronto para o caso do Jon parar. Eu preferia que, se fosse para parar, que fosse bem antes. Dentre todos, Jon é quem pode decidir quando ele quer parar - comentou Brandon Gibson.