UFC 311: Makhachev finaliza Moicano e mantém cinturão dos leves

Neste sábado (18), Los Angeles recebeu o UFC 311, primeiro pay-per-view do ano da organização, com duas disputadas de cinturão

19 jan 2025 - 03h28
UFC 311 foi realizado neste sábado em Los Angeles
UFC 311 foi realizado neste sábado em Los Angeles
Foto: Divulgação/UFC / Esporte News Mundo

Neste sábado (18), Los Angeles recebeu o UFC 311, primeiro pay-per-view do ano da organização. O brasileiro Renato Moicano foi um dos astros da luta principal da noite, enfrentando o russo Islam Makhachev pelo cinturão dos leves.

Moicano, que entrou de última hora como rival de Makhachev pela lesão do rival original deste, Arman Tsarukyan, até tentou mas não conseguiu segurar a pressão do famoso jogo de solo do lutador oriundo do Daguestão, que facilmente finalizou ainda no primeiro round para manter consigo o título dos 70kg.

Publicidade

A luta

Mesmo tendo trocado de adversário na véspera, Moicano começou agressivo, com o campeão preferindo pouco se arriscar no ataque. Um contragolpe de direita por pouco não complicou as coisas para Makhachev, que logo foi para o que sabe fazer de melhor: levar os rivais para o chão e dominá-los ali

O russo tentou o takedown, o brasileiro tentou alguma defesa, mas logo foi para o chão. Sendo vaiado pela torcida, o russo não se intimidou e tratou de dominar Moicano, indo para a meia-guarda e o brasileiro tentando evitar a finalização. No entanto, bem melhor no solo, Makhachev encaixou a finalização e, sem grandes problemas, venceu a luta para seguir dono dos pesos-leves.

Merab Dvalishvili vence 'guerra' e segue campeão dos galos

Publicidade

A primeira luta por cinturão deste sábado no UFC 311 foi a do peso-galo, entre Merab Dvalishvili e Umar Nurmagomedov. O primeiro round foi pouco movimentado, com o russo preferindo manter a luta em pé e o campeão buscando sem sucesso quedas. Os únicos momentos em que o desafiante teve sucesso foi conseguindo colocar alguns golpes.

Umar apostava nos chutes e incomodava demais a Dvalishvili, este tentando abrir espaço para quedar e não conseguindo. O duelo tinha certa trocação franca e os dois lutadores encaixavam bons golpes, com tal toada seguindo para a terceira parte do co-main event, ambos apostando forte em brigar em pé, com as dificuldades em levar a luta para baixo.

O russo tentou usar a grade para buscar o takedown e o bom jogo defensivo do georgiano o frustrando. Apenas no final Nurmagomedov, depois de muita insistência, tentou o single leg, foi para as costas e mochilando botou o campeão para baixo, ainda que não tenha feito nada.

No quarto round, depois de uma tentativa sem sucesso, Dvalishvili levou a luta para o chão, mas novamente nada acontece. O campeão apertava o ritmo na trocação para enfrentar o russo, que pegou bem de direita, mas não fez nada. Logo depois, o lutador da Geórgia pegou de direita e mandou a luta novamente para o chão

Publicidade

O ritmo da luta ficou mais morno no começo do quinto e último round. Dvalishvili tentou mais uma vez quedar, esta bem defendida por Nurmagomedov. O russo não conseguia derrubar e preferiu chegar na trocação, mas enfrentando a boa pressão do campeão, que conectou boa combinação na parte final da luta e até derrubando Umar novamente. Depois da 'guerra', os juízes definiram que Dvalishvili foi melhor e o georgiano manteve o cinturão consigo.

Prochazka nocauteia Hill e pode ser rival de Poatan

Em luta decisiva para a divisão dos meio-pesados, Jamahal Hill e Jiri Prochazka se enfrentaram e o começo dela foi como os dois indo para cima e trocando golpes, com o tcheco balançando o americano com uma direita que foi no queixo do rival. Foi um primeiro round de certo equilíbrio entre as partes.

O segundo round foi marcado por algumas pausas devido a dedadas no olho, que acabaram atrapalhando um pouco o ritmo do combate. Hill parecia ser mais ofensivo, indo bem na conexão de golpes enquanto Prochazka apostava em contra-golpes e procurando se preservar mais da trocação franca.

Outro bom golpe do tcheco pegou bem no americano no início do terceiro round e Prochazka passou a tomar conta das ações na parte final do combate, Depois levar joelhada do americano, o tcheco encaixou uma 'pedrada' de direita que levou o adversário ao chão. Mais alguns golpes até o encerramento da luta e o tcheco levou para casa mais uma vitória e a chance de enfrentar no futuro Alex Poatan.

Publicidade

A noite brasileira

O UFC 311 teve ainda mais quatro brasileiros em ação neste sábado em Los Angeles. Contra Sergey Spivac, Jailton Malhadinho teve momentos de certo sofrimento no octógono, ao ser derrubado e se ver por baixo do lutador da Moldávia. O baiano conseguiria raspar e quase finalizou com mata-leão. Quando a luta ficou em pé, Jailton teve total controle para balançar e derrubar Spivac e até segundos finais do primeiro round no ground and pound antes que o árbitro encerrasse a luta e lhe desse a vitória

Fechando o card preliminar, Raoni Barcelos foi em busca de mais uma vitória na organização diante de Payton Talbott, e não se intimidou diante de uma das revelações recentes do Ultimate. Usando muito bem o jogo de quedas e o grappling, o carioca até sofreu um pouco na trocação, mas quando levou a luta para onde esteve confortável, não teve maiores problemas para conseguir triunfar pela decisão dos juízes;

Contra Grant Dawson, Carlos Diego Ferreira tentou enfileirar a terceira vitória seguida. O brasileiro até teve bons momentos em pé e mostrando em algumas tentativas de queda que a defesa estava em dia neste quesito. Mas, quando foi quedado de vez, o amazonense pouco resistiu à pressão do grappling e do ground and pound do americano, assim sucumbindo a Dawson.

Primeira representante do Brasil no UFC 311, Karol Rosa enfrentou a argentina Ailin Pérez em uma luta sem grandes emoções, na qual a capixaba teve poucos momentos ofensivos diante de uma adversária que fez uma performance suficiente para conseguir o quinto triunfo seguido no Ultimate

Publicidade

Resultados UFC 311 - Makhachev x Moicano

Card principal

Islam Makhachev venceu Renato Moicano por finalização (4:05 do R1) - Makhachev mantém o cinturão dos leves

Merab Dvalishvili venceu Umar Nurmagomedov por decisão unânime dos juízes - Dvalishvili mantém o cinturão dos galos

Jiri Prochazka venceu Jamahal Hill por nocaute técnico (3:01 do R3)

Jailton Malhadinho venceu Sergey Spivac por nocaute técnico (4:53 do R1)

Reinier de Ridder venceu Kevin Holland por finalização (3:31 do R1)

Card preliminar

Publicidade

Raoni Barcelos venceu Payton Talbott por decisão unânime dos juízes

Azamat Bekoev venceu Zach Reese por nocaute (3:04 do R1)

Bogdan Guskov venceu Billy Elekana por finalização (3:33 do R2)

Grant Dawson venceu Carlos Diego Ferreira por decisão unânime dos juízes

Aillin Pérez venceu Karol Rosa por decisão unânime dos juízes

Muin Gafurov venceu Rinya Nakamura por decisão unânime dos juízes

Benardo Sopaj venceu Ricky Turcios por decisão unânime dos juízes

Tagir Ulanbekov venceu Clayton Carpenter por decisão unânime dos juízes

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se