UFC Vegas 101: Mackenzie Dern finaliza Amanda Ribas no terceiro round

A temporada 2025 do UFC começou neste sábado (11) em Las Vegas, com mais um evento realizado no Apex. Duas lutadoras brasileiras fizeram a luta principal da noite

12 jan 2025 - 00h28
(atualizado às 00h28)
UFC Vegas 101 aconteceu neste sábado
UFC Vegas 101 aconteceu neste sábado
Foto: Divulgação/UFC / Esporte News Mundo

A temporada 2025 do UFC começou neste sábado (11) em Las Vegas, com mais um evento realizado no Apex. Duas lutadoras brasileiras fizeram a luta principal da noite, Mackenzie Dern e Amanda Ribas, na divisão dos palhas

Foi uma luta disputada, sobretudo no chão. Ali, onde é especialista, Dern conseguiu se colocar com tranquilidade e, no terceiro round, encaixou a finalização para conseguir a vitória e manter vivo o sonho de 'title shot'

Publicidade

A luta

O main event do UFC Vegas 101 teve Mackenzie Dern apostando nos chutes baixos e em combinações para afastar Amanda, esta respondendo com boas combinações. Logo, Dern conseguiria a queda e tentaria usar bem o jiu-jítsu pelo qual se destacou na carreira. Mas, encarnado uma rival de guarda fechada e se defendendo muito, pouco aconteceu em termos ofensivos no chão.

A brasileira nascida nos EUA foi de novo para os chutes baixos, mas foi quedada por Amandinha e a luta novamente passou a ser no chão, na qual Dern, mesmo por baixo, se movimentava bem e usava das cotoveladas enquanto sofrida com o ground and pound da rival. Mackenzie chegou a buscar a omoplata para, depois, travar os braços e ir para a raspagem nos momentos finais do segundo round.

No terceiro round, Amanda Ribas começou mais ofensiva e partindo para cima de Dern, que respondeu buscando a queda, defendida pela adversária. Logo a luta foi para a grade, as duas clinchadas e brigando por controle até Amanda levar para o chão e trabalhar no ground and pound por cima,

Publicidade

Por sua vez, Mackenzie Dern trabalhava com cotoveladas e arriscou a chave de braço, que é defendida, mas uma raspagem colocou a brasileira nascida nos EUA por cima e partindo para a montada. Amanda se segurou, sofrendo com os golpes da rival enquanto esta procurava o braço. Quando encaixou a finalização, a desistência foi certeira e Mackenzie Dern sobrevive na luta pelo cinturão.

A noite brasileira

Outros seis brasileiros entraram em ação no UFC Vegas 101. César Almeida enfrentou Abdul Razak Alhassan, em um duelo que prometia e entregou dois lutadores dedicados a mostrar suas respectivas forças na luta em pé. Cesinha chegou a ser derrubado por uma 'paulada' do ganês, mas conseguiu se levantar. Alhassan chegou a complicar a vida do brasileiro, mas este pegou muito bem com um cruzado de esquerda, que foi certeiro e nocauteou na hora o lutador para lhe dar mais uma vitória

Tentando a reabilitação, Felipe Bunes enfrentou Jose Johnson e fez o que pode para mostrar que estava em dia com suas habilidades no chão. Mesmo quedado pelo americano, conseguiu inverter e dominar. O jiu-jítsu do potiguar foi brilhante e, desta maneira, trabalhou para conseguir o armlock e finalizar para voltar a vencer no Ultimate.

Um dos estreantes da noite no UFC, Marco Túlio teve pela frente Ihor Potieria e não poupou potência na trocação. A luta começou com os dois lutadores indo ao ataque e trocando forte os golpes. Conforme a luta passou, o 'Matuto' sentiu o melhor momento na luta e uma 'bomba' de direita levou o ucraniano ao chão, abrindo espaço para uma sequência de socos que acabariam por determinar o fim do combate, e a estreia vitoriosa.

Publicidade

Precisando vencer para se reabilitar, Thiago Moisés usou bem dos chutes baixos para incomodar Trey Ogden. A perna esquerda do americano foi o alvo preferido do campineiro, que não cessou em tal foco, usando também as quedas para evitar que Ogden incomodasse de alguma forma. Com isso, Thiago não deu espaço para a reação do oponente e levou para casa a vitória na decisão dos juízes.

Primeiro brasileiro a subir ao octógono do UFC Vegas 101 e mais um estreante, Bruno Lopes teve pela frente Magomed Gadzhiyasulov. Mesmo sem conseguir colocar seu jogo na trocação, Brunão teve que apostar em tentar o grappling na grade, apesar de não conseguir quedas. Foi deste jeito, cansando o lutador do Barein e sem se expor muito ofensivamente, que o calouro conseguiu dominar a luta e conquistar a vitória em sua estreia.

Não teve a mesma sorte dos compatriotas Nicolle Caliari contra Ernesta Kareckaite. Outra caloura da organização neste sábado, a peso-mosca curitibana apostou bem na trocação desde o começo para enfrentar uma estratégia maior de chão. A situação ficou melhor para a lituana no segundo round, indo mais forte na luta em pé e lidando bem com a ameaça das quedas de Nicolle, que manteve a postura e fez um terceiro round bem disputado, mas não conseguindo vencer o jogo da rival para evitar a derrota.

Resultados UFC Vegas 101 - Dern x Ribas 2

Card principal

Publicidade

Mackenzie Dern venceu Amanda Ribas por finalização (4:56 do R3)

Santiago Ponzinibbio venceu Carlston Harris por nocaute técnico (3:13 do R3)

César Almeida venceu Abdul Razak Alhassan por nocaute (4:16 do R1)

Roman Kopylov venceu Chris Curtis por nocaute técnico (4:59 do R3)

Christian Rodriguez venceu Austin Bashi por decisão unânime do juízes

Punahele Soriano venceu Uros Medic por nocaute técnico (0:31 do R1)

Card preliminar

Felipe Bunes venceu Jose Johnson por finalização (2:04 do R1)

Publicidade

Marco Túlio venceu Ihor Potieria por nocaute (3:04 do R1)

Thiago Moisés venceu Trey Ogden por decisão unânime do juízes

Jacobe Smith venceu Preston Parsons por nocaute (1:13 do R1)

Ernesta Kareckaite venceu Nicolle Caliari por decisão dividida do juízes

Bruno Lopes venceu Magomed Gadzhiyasulov por decisão unânime do juízes

Fatima Kline venceu Victoria Dudakova por nocaute técnico (4:27 do R2)

Nurullo Aliev venceu Joe Solecki por decisão unânime do juízes

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se