No último Grande Prêmio da Argentina, Miguel Oliveira teve que voltar mais cedo para a casa após um choque com Fermin Aldeguer na Sprint Race. O português passou por exames médicos iniciais no centro médico do próprio circuito, em Termas de Río Hondo, que inicialmente descartaram fraturas, porém confirmaram uma contusão esternoclavicular significativa. Sendo assim, o piloto ficou fora da corrida principal e retornou a Portugal no domingo para mais avaliações médicas, que revelaram uma luxação da articulação esternoclavicular juntamente com envolvimento ligamentar.
Na manhã desta quinta-feira (23), a MotoGP anunciou por meio de suas redes sociais, que Augusto Fernández, piloto espanhol de 27 anos foi o escolhido para substituir o português no GP das Américas, que acontece entre os dias 28 a 30 de março. O campeão da Moto2 de 2022 já é um velho conhecido dos amantes da motovelocidade, tendo estado no grid da classe rainha nos últimos dois anos, com a KTM. As temporadas de Fernández foram bem abaixo do esperado, considerando as boas atuações de seu companheiro de equipe na época, Pedro Acosta.
O espanhol também vinha fazendo testes para a WorldSBK, e era o substituto de Jonathan Rea, também lesionado, mas a oportunidade de correr novamente da MotoGP foi crucial para o piloto.
"Primeiramente, quero enviar a Miguel meus melhores desejos de uma rápida recuperação. Espero que ele possa voltar em breve. Também quero agradecer à Yamaha e à Pramac por esta oportunidade. Austin é uma pista incrível, e mal posso esperar para voltar a pilotar a M1. Estou realmente ansioso para começar o fim de semana de corrida."