Allianz Parque completa dez anos e vira sinônimo de alegria para o Palmeiras

Estádio chega a uma década de vida e vira refúgio para torcedores, além de contemplar inúmeras histórias e conquistas do Verdão

19 nov 2024 - 13h48
(atualizado às 13h50)
Torcedoras vê Allianz como refúgio –
Torcedoras vê Allianz como refúgio –
Foto: Instagram/Bianca Rodrigues / Jogada10

Foi em um duelo contra o Sport, no dia 19 de novembro de 2014, que o Palmeiras fez seu primeiro jogo no Allianz Parque. O resultado não foi o esperado, já que o Leão de Recife venceu a partida por 2 a 0. Contudo, dez anos depois da inauguração, o estádio passou por muitas histórias, finais, festas e virou sinônimo de alegria para a torcida palestrina.

Afinal, os números comprovam que a arena é parte decisiva em uma das eras mais vitoriosas na história do clube. Ao todo. são 308 jogos, com 205 vitórias do Palmeiras, 60 empates e 43 derrotas. O Verdão ainda marcou 587 gols e sofreu 227. Além disso, são nove títulos levantados dentro do estádio (quatro Paulistas, dois Brasileiros, duas Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana).

Publicidade

Aliás, mais de 8 milhões de torcedores passaram pelo Allianz Parque ao longo de 308 jogos do Palmeiras. Isto gerou uma renda acumulada de R$ 576,4 milhões. A exceção foi nos anos de 2020 e 2021, temporadas que foram afetadas pela pandemia da Covid-19.

Nas últimas três temporadas vieram as maiores médias: 34 mil pessoas por jogo em 2022 e 36 mil por partida tanto ano passado quanto em 2024. O Allianz tornou-se uma fortaleza para o Palmeiras que sempre contou com o local lotado para as decisões.

"Allianz Parque significa refúgio"

Um dos milhões de torcedores que já estiveram presentes no estádio é Bianca Rodrigues. A auxiliar de arquitetura de 21 anos mora em Atibaia, interior do estado de São Paulo, mas não deixa de frequentar o Allianz. Mesmo com a correria para chegar a tempo do jogo, ela vê o local como um refúgio, onde ela consegue se sentir em paz e estar ao lado do time que ama.

Torcedoras vê Allianz como refúgio –
Foto: Instagram/Bianca Rodrigues / Jogada10

"O Allianz Parque significa refúgio. Lugar que nos acolhe, e, que em dez anos, já presenciou tantos momentos, felizes e tristes, de nossa história. Tenho ótimas memórias do antigo Parque Antarctica, com seu lindo jardim suspenso, mas a reforma nos trouxe muitas inovações (por mais que as vezes acabe atrapalhando nosso calendário de jogos em casa, com shows ou eventos externos)", disse Bianca, que prosseguiu.

Publicidade

"Sou sócia avanti e estou em todos os jogos no Allianz Parque. Contextualizando, fico em Atibaia de segunda a sexta-feira para trabalhar e estudar, e no final de semana fico na casa do meu namorado, em São Paulo. Então, nos jogos de sábado/domingo tenho uma flexibilidade maior, por já estar na cidade. Quando os jogos são no meio da semana, saio às pressas do trabalho, pego ônibus, metrô e ando até o estádio. O que acaba sendo bastante corrido e cansativo, mas tudo isso vale a pena, a partir do momento em que piso no Allianz Parque", completou.

As conquistas

Desde 2015, o Palmeiras conquistou 14 títulos, sendo nove no Allianz Parque. Além das conquistas do futebol profissional masculino (quatro Paulistas, dois Brasileiros, duas Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana), o estádio também viu de perto as taças da Copinha de 2022, o Paulista Feminino de 2022 e a Copa Feminina de 2021

O primeiro, contudo, é o que fica mais marcado na memória palmeirense. Em 2015, o Palmeiras voltava a conquistar um título nacional, ao bater o Santos nos pênaltis e faturar a Copa do Brasil. A conquista é vista como um divisor de águas na história recente alviverde.

Palmeiras já levantou taça de campeão nove vezes no Allianz –
Foto: Cesar Greco/Palmeiras / Jogada10

Personagens que estão na história

Os 10 anos de Allianz Parque também traz muitos personagens marcantes. E é impossível falar do local sem relacionar com Abel Ferreira. Afinal, o treinador foi quem mais comandou o Verdão no estádio, com 127 partidas. Aliás, ele venceu 87 desses embates, sendo o maior ganhador da arena.

Publicidade

Contudo, outros personagens também chamam a atenção como Dudu. Lutando para recuperar seu espaço na equipe atualmente, o camisa 7 foi quem mais jogou no Allianz: 204 partidas. Além disso, ele é o segundo maior artilheiro do estádio com 40 gols.

Outro que chama a atenção é Raphael Veiga. Afinal, o mei0-campista transformou-se no atleta mais decisivo na história recente do Palmeiras e costuma crescer no Allianz Parque. No estádio, aliás, ele é o maior goleador com 51 gols e o terceiro que mais atuou na arena, com 143 jogos, atrás apenas de Dudu e Weverton.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitterInstagram e Facebook.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se