Ao longo dos seus 100 anos, o Palmeiras tem uma infinidade de gols bonitos. A "Academia de Futebol" contou com craques que proporcionaram "obras de arte" para os alviverdes. Mas a beleza sempre é relativa.
Então o Terra listou 15 gols marcantes do Palmeiras. Nem todos são uma pintura, é verdade, mas não podem ser esquecidos jamais. Aqueles que são mais simples certamente tiveram uma contribuição fundamental para a história alviverde. Já outros entram na galeria por serem realmente golaços, ainda mais se forem marcados contra os rivais Corinthians, São Paulo e Santos.
Relembre 15 gols marcantes da história do Palmeiras:
Zinho (Palmeiras x Corinthians/1993)
Na final do Campeonato Paulista de 1993 o meia tirou o Palmeiras de um jejum de títulos que já durava 16 anos.
César Sampaio (Palmeiras x São Paulo/1993)
Ele arrancou de trás do meio-campo, se livrou de um marcador, driblou o goleiro e fez o golaço. Era a semifinal do Campeonato Brasileiro de 1993, logo contra o São Paulo.
Alex (Palmeiras x São Paulo/2002)
É uma obra de arte e foi marcada logo contra um dos maiores rivais, o São Paulo, no Torneio Rio-São Paulo de 2002.
Oséas (Palmeiras x Cruzeiro/1998)
Mesmo com pouco, Oséas acertou um chute improvável e deu o título da Copa Mercosul de 1998 para o Palmeiras, em final emocionante contra o Cruzeiro.
Galeano (Palmeiras x Corinthians/2000)
O volante fez o terceiro gol do Palmeiras na vitória contra o Corinthians, pela semifinal da Copa da Libertadores. O jogo foi para a decisão nos pênaltis, em que Marcos defendeu a cobrança de Marcelinho Carioca.
Romeiro (Palmeiras x Santos/1959)
A excelente cobrança de falta decidiu o "Supercampeonato Paulista" de 1959 para o Palmeiras, logo em uma final contra o Santos de Pelé
Ademir da Guia (Palmeiras x Náutico/1967)
Mesmo em um campo muito ruim, totalmente encharcado, o meia exibiu sua técnica para fazer um golaço e dar a Taça Brasil para o Palmeiras em 1967, terceiro título brasileiro do time na época.
Ademir da Guia (Palmeiras x Santos/1973)
Em uma cobrança de falta contra o Santos, no Campeonato Brasileiro de 1973, Ademir da Guia chutou de três dedos e fez um golaço no ano em que comandou o Palmeiras rumo ao bicampeonato consecutivo.
Ronaldo (Palmeiras x Corinthians/1974)
Em 1974, o Corinthians tinha um grande time, com Rivelino e companhia, pronto para sair do jejum de títulos, que já durava 20 anos. Mas na final do Campeonato Paulista o Palmeiras, liderado por Ademir da Guia e com um golaço de Ronaldo, aumentou a agonia do rival
Éder (Palmeiras x Corinthians/1986)
Em 1986, o Palmeiras vivia um duro jejum de títulos e chegou na semifinal do Campeonato Paulista. Após perder um jogo polêmico contra o Corinthians por 1 a 0, o time alviverde venceu por 3 a na volta, com um gol olímpico. A partida ficou conhecida como "O Jogo da Justiça".
Valdivia (Palmeiras x Grêmio/2012)
O chileno decidiu o duelo contra o Grêmio na Copa do Brasil de 2012. Não era a final, mas foi o jogo mais difícil do Palmeiras na campanha.
Euller (Palmeiras x Flamengo/1999)
O jogo estava 2 a 1 para o Flamengo nas quartas de final da Copa do Brasil de 1999. O Palmeiras precisava vencer por dois gols de diferença e conseguiu a virada com gols chorados no final do segundo tempo.
Valdivia (Palmeiras x são Paulo/2008)
O chileno conquistou a torcida palmeirense ao fazer um gol na semifinal do Campeonato Paulista de 2008, contra o rival São Paulo, e ainda fazer provocações na comemoração.
Cleiton Xavier (Palmeiras x Colo Colo-CHI/2009)
Eram apenas as oitavas de final da Copa Libertadores de 2009, mas o duelo contra os chilenos foi emocionante. Nos últimos minutos, o meia acertou um chute de muito longe e deu a classificação para o Palmeiras.
Diego Souza (Palmeiras x Atlético-MG/2009)
O Palmeiras decepcionou no Campeonato Brasileiro de 2009, perdendo o título na reta final. Mas o golaço de Diego Souza, após chute de voleio do meio-campo, se tornou a melhor memória para os palmeirenses.