Não é à toa que o Palmeiras é considerado o "Campeão do Século XX". Ao longo de 100 anos, o time alviverde conquistou diversos títulos importantes, desde estaduais e regionais com fatos marcantes, até glórias continentais e uma mundial.
É verdade que o Palmeiras também teve longos jejuns de títulos, principalmente aquele entre as décadas de 70 e 90. Mas nas fases gloriosas o time não perdeu oportunidades de ser hegemônico, inclusive com bicampeonatos importantes.
Relembre os 26 principais títulos dos 100 anos do Palmeiras:
Copa Rio de 1951
É o título que foi reconhecido recentemente como um Mundial Interclubes. Mas independente dessa decisão da Fifa, é fato que a conquista foi muito importante na época. Era a primeira tentativa de fazer uma Copa do Mundo de Clubes e contou com Vasco, Nacional-URU e mais cinco times europeus. Como aconteceu um ano após o trauma do Maracanaço, resgatou a auto-estima do futebol brasileiro.
Copa Libertadores da América de 1999
Além da importância natural da competição, a campanha foi emocionante para os palmeirenses. O time enfrentou três vezes o rival Corinthians, vencendo uma delas nos pênaltis, bateu o River Plate na semifinal e encarou outra decisão nos pênaltis na final, contra o Deportivo Cali.
Copa Mercosul de 1998
Foi a competição que pavimentou o caminho do Palmeiras para conquistar a Libertadores no ano seguinte. Na reta final eliminou Boca Juniors-ARG, Olimpia-PAR e venceu um duelo emocionante contra o Cruzeiro na final.
Campeonato Brasileiro de 1960
Chamado de Taça Brasil, foi o primeiro título brasileiro do Palmeiras na história. O time teve a vantagem de só disputar a fase final da competição e foi campeão invicto, após final contra o Fortaleza.
Campeonato Brasileiro de 1967
Chamado de Torneio Roberto Gomes Pedrosa, foi o primeiro título nacional do Palmeiras no ano. O time se classificou em primeiro no Grupo B e foi campeão ao liderar um quadrangular com Corinthians, Inter e Grêmio.
Campeonato Brasileiro de 1967
Também chamado de Taça Brasil na época, só teve fase de grupos para times do Norte e Nordeste. O Palmeiras entrou nas semifinais, enfrentou Grêmio e Náutico três vezes e assim foi campeão nacional pela segunda vez no ano.
Campeonato Brasileiro de 1969
Também chamado de Torneio Roberto Gomes Pedrosa, dessa vez foi a única competição nacional do ano. O formato foi parecido com o de 1967, sendo que o Palmeiras superou Corinthians, Cruzeiro e Botafogo no quadrangular final.
Campeonato Brasileiro de 1972
Foi o título que consagrou de vez a "Academia de Futebol", com ídolos como Leão, Luís Pereira, Dudu, Ademir da Guia e Leivinha. O Palmeiras brilhou na primeira e segunda fases e por isso foi campeão após empates na semifinal e final.
Campeonato Brasileiro de 1973
O bicampeonato consecutivo veio de forma impressionante, com o Palmeiras sobrando em campo mais uma vez. São Paulo, Cruzeiro e Inter foram os times superados no quadrangular final.
Campeonato Brasileiro de 1993
Após 20 anos de fila em títulos nacionais, o Palmeiras consagrou a parceria com a Parmalat e fez uma temporada irretocável. A final foi contra o Vitória, vencendo os dois jogos da decisão.
Campeonato Brasileiro de 1994
Mais uma vez o Palmeiras foi bicampeão consecutivo com sobras. A final foi emocionante e nervosa, contra o rival Corinthians, mas está marcada eternamente na memória dos palmeirenses.
Copa do Brasil de 1998
A conquista veio com uma campanha inquestionável. O Palmeiras bateu Ceará, Botafogo, Sport, Santos e Cruzeiro no caminho. Foi o título que levou o Palmeiras para a Copa Libertadores de 99.
Copa do Brasil de 2012
Mesmo com um elenco limitadíssimo, o Palmeiras de Felipão se superou na raça, vencendo duelos emocionantes contra Grêmio e Coritiba. Foi a última edição em que os times que estavam na Copa Libertadores não podiam disputar a Copa do Brasil.
Torneio Rio-São Paulo de 1965
Pode ser considerado o título que apresentou a "Academia de Futebol" em nível nacional. O time que conquistaria títulos ainda maiores começou a se consolidar ali, em um torneio disputado por pontos corridos.
Torneio Rio-São Paulo de 2000
O título ficou marcado especialmente pela vitória do Palmeiras na final, diante do favorito Vasco, que tinha Romário e Edmundo no ataque. Mesmo com um elenco em processo de desmanche, o Palmeiras venceu as duas partidas e foi campeão .
Campeonato Paulista de 1920
Foi o primeiro título de grande expressão do Palmeiras, que já vinha de vice-campeonatos estaduais em 1917 e 1919.
Campeonato Paulista de 1933
O Palmeiras venceu a primeira competição da era profissional do futebol brasileiro. Foi nesse campeonato que aconteceu a goleada de 8 a 0 sobre o Corinthians, a maior da história do clássico.
Campeonato Paulista de 1942
Após ser obrigado a mudar de nome, o Palestra Itália virou Palmeiras e foi campeão. Como destacaram os jornais, o time "morreu líder e nasceu campeão". Em uma final violenta, o Palmeiras venceu depois que o São Paulo abandonou o campo reclamando da arbitragem.
Campeonato Paulista de 1959
Historicamente, o Palmeiras sempre foi o time que criou mais dificuldades para o Santos de Pelé. E essa fama começou em 1959, quando o time da Baixada Paulista estava no auge, mas perdeu o "Supercampeonato" estadual para o time de Julinho Botelho e companhia.
Campeonato Paulista de 1993
Foi o fim de um jejum de títulos que já durava 16 anos. O Palmeiras sobrou nas fases iniciais e enfrentou o Corinthians na decisão. Após perder o primeiro jogo, aplicou uma goleada de 4 a 0 para enfim voltar a ser campeão.
Campeonato Paulista de 1994
O estadual de São Paulo foi reformulado e, mesmo no sistema de pontos corridos, o Palmeiras conquistou o bicampeonato consecutivo.
Campeonato Paulista de 1996
Não era mais o Palmeiras bicampeão brasileiro (93 e 94), mas tinha um elenco igualmente forte, com Rivaldo, Djalminha, Müller e Luizão. O time teve impressionantes 92% de aproveitamento e marcou 102 gols em 30 jogos
Campeonato Paulista de 2008
Foi o primeiro título após o primeiro rebaixamento do Palmeiras. A final foi contra a Ponte Preta, mas o clássico contra o São Paulo na semi foi especialmente marcante, especialmente pelas provocações de Jorge Valdivia.
Copa dos Campeões de 2000
Foi uma competição criada para dar uma vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. Envolveu times do Brasil inteiro e, mesmo com um time limitado, o Palmeiras foi campeão após final contra o Sport
Série B de 2003
Não foi fácil superar o vexame de 2002, pois a Série B daquele ano previa três fases diferentes. Mesmo com um time cheio de jovens, o Palmeiras venceu todas elas e conseguiu se reerguer
Série B de 2013
Após outro vexame, o Palmeiras disputou a Série B de novo, teve momentos de irregularidade no início, mas conseguiu ser campeão sem sustos na fórmula de pontos corridos. O título veio com antecedência, a três rodadas do fim.