A conquista do Campeonato Brasileiro de 2018, concretizada neste domingo, representou para Luiz Felipe Scolari, do Palmeiras, aumentar a vantagem na lista dos treinadores brasileiros com mais títulos na carreira. O técnico chegou à 27ª taça e ampliou a distância para nomes como Vanderlei Luxemburgo, que é o segundo no ranking, com 23.
Felipão conquistou o segundo título brasileiro da carreira (o primeiro foi com o Grêmio, em 1996) e conquistou o sexto troféu pelo Palmeiras. Antes, o treinador gaúcho de 70 anos havia vencido em 1998 a Copa do Brasil e a Copa Mercosul, em 1999 levou a Copa Libertadores, em 2000 o Torneio Rio São-Paulo e em 2012, repetiu o feito na Copa do Brasil.
"Fizemos mais do que havíamos planejado. É um título muito importante para mim e para o Palmeiras por uma sequência de trabalho e de projetos que o Palmeiras tem", comemorou o treinador, ao analisar a campanha no Brasileiro deste ano. A equipe acumula 22 jogos consecutivos sem perder, a maior sequência da história da competição na era dos pontos corridos.
1 de 14
O Palmeiras é, de novo, campeão brasileiro! Não perca a conta, pois ninguém soma mais troféus nacionais na história do Brasil. São 13! Dez brasileiros e três Copas do Brasil. Vale ressaltar que a CBF 'unificou' em 2010 a Taça Brasil, Robertão e o Brasileirão. Portanto, as conquistas alviverdes aconteceram em 1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 1998, 2012, 2015, 2016 e 2018.
Foto: Cesar Greco
2 de 14
Taça Brasil de 1960 - A base do time que conquistou o primeiro título nacional do Verdão era: Valdir de Moraes; Djalma Santos, Valdemar Carabina, Aldemar e Jorge; Zequinha e Chinesinho; Julinho Botelho, Humberto Tozzi, Romeiro e Cruz. Téc: Oswaldo Brandão.
Foto: Divulgação
3 de 14
Taça Brasil de 1967 - A base do time que ergueu essa taça era: Perez; Geraldo Scalera, Baldochi, Minuca e Ferrari; Dudu e Zequinha; César, Tupãzinho, Ademir da Guia e Lula. Téc: Mário Travaglini.
Foto: Divulgação
4 de 14
Taça Roberto Gomes Pedrosa de 1967 - A equipe titular era composta por: Perez, Djalma Santos, Baldochi, Minuca e Ferrari; Dudu e Ademir da Guia; Dario (Zico) (Jorge), Servilio, César e Tupãzinho (Reinaldo). Téc: Aymoré Moreira.
Foto: Palmeiras - Robertão 1967
5 de 14
Taça Roberto Gomes Pedrosa de 1969 - A base do time que conquistou o quarto título nacional do Verdão foi: Leão; Eurico, Baldochi, Nélson, Zeca, Dudu, Ademir da Guia, Cardoso (Copeu), Jaime, César, Pio (Serginho). Téc: Rubens Minelli.
Foto: Divulgação
6 de 14
Campeonato Brasileiro de 1972 - O time que ergueu o primeiro Brasileirão pelo clube foi: Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo, Zeca; Dudu (Zé Carlos), Ademir da Guia; Edu (Ronaldo), Leivinha, Madurga, Nei. Téc: Oswaldo Brandão.
Foto: Divulgação
7 de 14
Campeonato Brasileiro de 1973 - A equipe titular do Verdão era composta por: Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo, Zeca; Dudu, Ronaldo, Ademir da Guia; Leivinha, César. Téc: Oswaldo Brandão.
Foto: Divulgação
8 de 14
Campeonato Brasileiro de 1994 - Esse título teve um gosto especial, pelo fato do Verdão ter batido o Corinthians na grande final. O time era formado por: Velloso, Cláudio, Antônio Carlos, Cléber, Wagner; César Sampaio, Flávio Conceição (Amaral), Zinho; Edmundo (Tonhão), Evair, Rivaldo. Téc: Vanderlei Luxemburgo.
Foto: Divulgação
9 de 14
Campeonato Brasileiro de 1993 - Depois de 20 anos, o Palmeiras voltou a vencer o Brasileirão. O time era formado por: Sérgio, Gil Baiano, Antônio Carlos, Cléber (Tonhão) e Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho, Zinho e Edílson; Edmundo e Evair (Sorato). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Foto: Divulgação
10 de 14
Campeonato Brasileiro de 2016 - Depois de 22 anos, o Palmeiras conquistou o seu nono título Brasileiro. A equipe principal era formada por: Jaílson (Fernando Prass); Fabiano, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Jean, Moisés e Tchê Tchê; Roger Guedes, Dudu e Gabriel Jesus. Téc: Cuca.
Foto: Divulgação
11 de 14
Campeonato Brasileiro de 2018 - Por fim, veio o décimo título Brasileiro. Formado por Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luís (Diogo Barbosa); Felipe Melo e Bruno Henrique; Dudu, Moisés (Lucas Lima), Willian; Deyverson (Borja). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Foto: Nayra Halm/Fotoarena
12 de 14
Copa do Brasil de 1998 - A primeira Copa do Brasil conquistada pelo Palmeiras tinha como base: Velloso, Neném, Cléber, Roque Júnior, Júnior; Galeano, Rogério, Alex (Arílson), Zinho; Paulo Nunes (Almir) e Oséas (Pedrinho). Téc: Luiz Felipe Scolari.
Foto: Divulgação/Palmeiras
13 de 14
Copa do Brasil de 2015 - Foi a primeira conquista no novo Allianz Parque. A equipe principal era formada por: Fernando Prass; João Pedro, Vitor Hugo, Jackson e Zé Roberto; Matheus Sales, Arouca e Robinho; Gabriel Jesus, Dudu e Lucas Barrios. Téc: Marcelo Oliveira.
Foto: Ari Ferreira/Lancepress!
14 de 14
Copa do Brasil de 2012 - 14 anos depois veio a segunda taça do torneio. Novamente sob o comando de Felipão, a equipe era composta por: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno (Leandro Amaro) e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vítor (Márcio Araújo) e Daniel Carvalho (Luan); Valdívia e Barcos.
Foto: Divulgação/SE Palmeiras
Em três passagens pelo Palmeiras, Felipão soma 437 jogos no comando, com 211 vitórias, 118 empates e 108 derrotas. Apenas Oswaldo Brandão, com 585, dirigiu o time em mais ocasiões. Dos técnicos em atividade na Série A do Brasileiro, quem tem mais conquistas no currículo depois de Felipão é Givanildo Oliveira, com 22, e Levir Culpi, com 16.
Felipão leva banho de jogadores do Palmeiras e ganha carinho de Deyverson