Quem andava meio em dúvida sobre a força do Palmeiras no Mundial de Clubes deve ter levado um choque de realidade na tarde desta terça (8). O time venceu com autoridade o Al Ahly por 2 a 0 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e garantiu sua presença na final da competição. Vai enfrentar o vencedor de Chelsea x Al-Hilal, que jogam nessa quarta.
Não existe vidente em lugar nenhum do planeta que tenha profetizado uma derrota do Chelsea nesse confronto. Portanto, a decisão no sábado deve reunir mesmo o Palmeiras e o atual campeão do principal torneio de futebol da Europa.
Contra o Al Ahly, a equipe comandada por Abel Ferreira esteve impecável. Fez um primeiro tempo intenso, com marcação alta, buscando espaços o tempo todo para criar o lance fatal, o que ocorreu aos 38 minutos, quando Dudu serviu Raphael Veiga e o melhor jogador em atividade do futebol brasileiro completou para o gol com calma e precisão.
Durante a etapa inicial, o Al Ahly não ameaçou o gol do Palmeira nenhuma vez. Mas, com a desvantagem no placar, teve que abrir mão de sua retranca e partir para a frente. Era o que o Palmeiras queria - explorar os contra-ataques. Num deles, já no segundo tempo, Dudu aproveitou passe açucarado de Raphael Veiga, avançou com velocidade e fez outro belo gol.
Antes mesmo disso, a estratégia já estava definida. Esperar o Al Ahly em seu próprio campo, cadenciar a partida e buscar os ataques com rapidez, em razão dos espaços deixados pelos egípcios. Nem mesmo a falha gritante de Weverton num rebote improvável, o que resultou num gol anulado do Al Ahly, ofuscou o show do Palmeiras em Abu Dhabi.