Com dois gols no primeiro tempo e sufoco nos minutos finais, o Palmeiras venceu a Fiorentina, da Itália, por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Pacaembu, e manteve as chances de título da Copa Euroamericana. Com o resultado, os times da América se igualam no número de pontos aos da Europa, restando apenas um confronto, que será o responsável por definir com qual continente ficará a taça do torneio amistoso.
Foi a única partida do Palmeiras na competição, organizada no período de pré-temporada do futebol europeu e que está agora em sua segunda edição. Além dos clubes citados, participam também Junior Barranquilla (Colômbia), Monaco (França), Atlético Nacional (Colômbia), Estudiantes (Argentina), Alianza Lima (Peru), Valencia (Espanha), San José Earthquakes (EUA), Atlético de Madrid (Espanha), Universidad Católica (Chile), América (México) e Universitário (Peru).
América e Europa estão, portanto, empatados por 4 a 4 em pontos - cada vitória vale um ponto, sendo que as partidas empatadas no tempo normal podem ser decididas até nos pênaltis. O duelo que vai definir o continente campeão é Universitário x Fiorentina, no sábado. No domingo, o Palmeiras volta a campo, só que pelo Campeonato Brasileiro, para pegar o Bahia às 16h (de Brasília), no Pacaembu, em São Paulo.
A Fiorentina entrou em campo no Pacaembu para pegar experiência para a temporada que vai se iniciar na Europa, enquanto o Palmeiras também fez testes de olho na sequência no Brasileiro, em que não vai bem. Assim, os times pouparam alguns atletas, sendo que o time brasileiro promoveu a estreia do meia-atacante Allione, recentemente contratado. O duelo foi equilibrado, mas a equipe alviverde foi eficiente para construir o resultado no primeiro tempo.
A primeira grande chance foi da Fiorentina, que quase marcou aos 12min, com troca de passes de Pasqual para Ilicic e Babacar, que bateu para fora, apesar de estar livre e de frente para o gol. No lance seguinte, o Palmeiras conseguiu inaugurar o marcador. Victor Luís ajeitou na entrada da área e arriscou chute de longe, que acabou surpreendendo e superando o goleiro brasileiro Neto. A partida então seguiu equilibrada, já que o time europeu não demonstrou abalo.
O Palmeiras, por sua vez, manteve a eficiência e, na segunda chance, balançou as redes pela segunda vez. Leandro recebeu na entrada da área, aos 35min, e usou o espaço deixado pela zaga adversária para avançar e bater rasteiro e cruzado. No segundo tempo, a Fiorentina melhorou e passou a ameaçar mais. Chegou a acertar a trave aos 19min, com passe de Rossi para chute cruzado de Pasqual.
O gol do time italiano finalmente saiu aos 27min, com Rossi: o atacante recebeu lançamento de Babacar, invadiu a área, protegeu a tentativa de corte de Victor Luís e tocou rasteiro, com frieza, na saída de Fábio para descontar.
Os minutos finais foram de pressão para os palmeirenses, que seguraram a vantagem como puderam, apesar da falta de pontaria dos jogadores italianos. No contra-ataque, o clube "da casa" não conseguiu criar e sofreu com erros de passe, mas manteve o placar e confirmou a vitória.