Palmeiras - Retrospectiva 2024: um título no 'pior' ano da era Abel Ferreira

Verdão é campeão paulista, mas cai precocemente na Libertadores e na Copa do Brasil, além de terminar em segundo no Campeonato Brasileiro

22 dez 2024 - 13h31
Palmeiras fica com o vice-campeonato da Supercopa do Brasil –
Palmeiras fica com o vice-campeonato da Supercopa do Brasil –
Foto: Staff Images / CBF / Jogada10

A temporada de 2023 do Palmeiras pode estar sendo considerada a pior da era Abel Ferreira. Com apenas um título (Paulistão) em 2024, o Verdão acabou eliminado precocemente nas Copas e bateu na trave no Campeonato Brasileiro, terminando no segundo lugar. Neste meio tempo, o clube viveu turbulências, como críticas a Abel, a saída de um ídolo e a reeleição de Leila Pereira. Dessa forma, o Jogada10 relembra como foi a temporada do Alviverde.

JANEIRO

Após um ano de muitas conquistas em 2023, o Palmeiras buscou reforçar o elenco para manter uma base vitoriosa. Para isso, o Verdão acertou as chegadas do volante Aníbal Moreno, o lateral-esquerdo Caio Paulista e os atacantes Bruno Rodrigues e Lázaro.

Publicidade

Contudo, na primeira partida do ano, o Palmeiras tropeçou. Empate em 1 a 1 com o Novorizontino, fora de casa, na estreia da equipe no Paulistão, onde era o atual bicampeão. Veiga chegou a abrir o placar, mas o time do interior empatou nos minutos finais da partida com Willian Farias.

Após o empate na estreia, o Palmeiras engatou e emendou três vitórias seguidas no mês de janeiro. Entre elas, um triunfo no clássico contra o Santos por 2 a 1 no Allianz Parque. As outras vitórias aconteceram contra Inter de Limeira e RB Bragantino.

FEVEREIRO

O Palmeiras disputou sua primeira final no ano no começo de fevereiro. O Verdão teve pela frente o São Paulo, pela decisão da Supercopa do Brasil, em Belo Horizonte. Após um empate sem gols no tempo regulamentar, a partida no Mineirão acabou indo para os pênaltis. Contudo, Murilo e Piquerez pararam no goleiro Rafael e o Alviverde acabou ficando com o vice-campeonato.

Palmeiras fica com o vice-campeonato da Supercopa do Brasil –
Foto: Staff Images / CBF / Jogada10

Allianz Parque inicia a troca de gramado, após receber muitas críticas dos próprios jogadores do Palmeiras. Verdão começa a atuar na Arena Barueri.

Publicidade

De volta ao Campeonato Paulista, o Verdão se manteve bem na competição e sem perder nenhum jogo. No mês, foram seis jogos pelo Estadual, com quatro vitórias e dois empates e a primeira colocação do grupo

Contudo, o jogo que mexeu com os ânimos na Academia de Futebol foi o Derbi contra o Corinthians. O Palmeiras vencia o arquirrival por 2 a 0, mas deixou o Alvinegro empatar nos minutos finais. Um detalhe, o Verdão jogou a reta final da partida com um jogador a mais, mas mesmo assim acabou cedendo o empate. O embate também ficou marcado pela falha do goleiro Weverton, no segundo tento do Timão.

Ainda em fevereiro, o Palmeiras acertou mais uma contratação. O meia Rômulo, destaque do Novorizontino, acertou com o Verdão e se apresentaria na Academia de Futebol após o final do Campeonato Paulista.

MARÇO

Nos últimos jogos da fase de grupos do Paulistão, o Palmeiras consegue um empate com o São Paulo, fora de casa, e uma vitória diante do Botafogo-SP, no Allianz Parque. Assim, a equipe de Abel Ferreira termina como o melhor time na classificação geral do Estadual.

Publicidade

Nas quartas de final do Campeonato Paulista, Palmeiras não toma conhecimento da Ponte Preta e goleia por 5 a 1 no Allianz Parque. Assim, avançou sem sustos para a semifinal do Estadual.

Na semifinal do Paulistão, Palmeiras tem mais trabalho, mas vence o Novorizontino por 1 a 0 no Allianz Parque. O gol da classificação veio dos pés de Endrick. Agora, o Verdão avançava para encarar o Santos na grande decisão.

Endrick começa a decidir no Paulistão –
Foto: João Loureiro/Ag.Paulistão / Jogada10

No primeiro jogo da decisão do Estadual, Palmeiras perde para o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro. O embate também registrou a primeira derrota do Verdão no Campeonato Paulista. Assim, a equipe teria que reverter o placar no Allianz Parque para ficar com o tricampeonato.

ABRIL

Antes de decidir o Paulistão com o Santos, o Palmeiras estreou na Copa Libertadores. Com um time misto, o Verdão foi até Buenos Aires e arrancou um empate com o San Lorenzo. Os argentinos chegaram a abrir o placar, mas Piquerez garantiu a igualdade no Núevo Gasómetro.

Publicidade

Na grande decisão do Paulistão, Palmeiras novamente consegue uma virada heróica, vence o Santos por 2 a 0 e conquista o título Estadual. Aliás, a edição marcou o tricampeonato alviverde, já que havia vencido a competição em 2022 e 2023 também.

Palmeiras foi tricampeão paulista em 2024 –
Foto: Cesar Greco/Palmeiras / Jogada10

Voltando a Libertadores, o Palmeiras consegue sua primeira vitória na competição, ao vencer o Liverpool-URU, no Allianz Parque por 3 a 1. Triunfo impulsiona equipe na tabela de classificação.

Já no Campeonato Brasileiro, Verdão estreia com triunfo em cima do Vitória, fora de casa. 1 a 0 no Barradão, com gol de Richard Ríos.

Palmeiras consegue uma virada incrível em cima do Independiente del Valle, atuando no Equador. Após ver o adversário abrir 2 a 0, Verdão vai buscar a virada com o brilho dos garotos Endrick e Luís Guilherme, somando três pontos importantíssimos.

Pelo Brasileiro, Palmeiras começa a oscilar. Equipe de Abel Ferreira pega uma sequência de três jogos complicados e acaba somando apenas um ponto com uma derrota (1 a 0 para o Internacional) e dois empates ( ambas 0 a 0 contra São Paulo e Flamengo).

Publicidade

MAIO

O Palmeiras estreia na Copa do Brasil. O adversário: Botafogo-SP. Após uma vitória nos últimos minutos por 2 a 1 no Allianz Parque, Verdão segura o empate sem gols em Ribeirão Preto e avança na competição.

Já na Libertadores, Verdão engatou duas vitórias (5 a 0 em cima do Liverpool-URU e 2 a 1 no Independiente Del Valle) além de um empate (0 a 0 com o San Lorenzo) e avança em primeiro do seu grupo na competição continental.

Abel Ferreira é processado pelo Al-Sadd, do Catar. O clube do Oriente Médio alega que o português descumpriu um pré-contrato assinado para assumir a equipe catari em 2024

Contudo, no Brasileiro, o Palmeiras seguiu oscilando. Após vencer o Cuiabá fora de casa, o Alviverde perdeu por 2 a 0 para o Athletico Paranaense, na Arena Barueri. Abel Ferreira coloca culpa no estádio, já que o Verdão não vinha atuando no Allianz Parque por conta de shows.

Publicidade

No último dia do mês de maio, Endrick fez sua última partida pelo Palmeiras. Ele estava convocado para disputara a Copa América e precisou se despedir mais cedo do Verdão, já que após a competição de seleções, iria para o Real Madrid.

Endrick jogou sua última partida com a camisa do Palmeiras contra o San Lorenzo –
Foto: Cesar Greco/Palmeiras / Jogada10

JUNHO

Palmeiras, enfim, engrena no Campeonato Brasileiro. Equipe de Abel Ferreira vence cinco jogos seguidos e encosta no líder Botafogo. Verdão agora se coloca como um dos postulantes ao título nacional e começa a sonhar com um novo tri.

A única derrota do Palmeiras no mês aconteceu para o Fortaleza, no dia 26 de junho. Em uma atuação ruim e com um esquema tático diferente e contestado de Abel Ferreira, o Leão do Pici dominou o Verdão e venceu por 3 a 0, na Arena Castelão.

Palmeiras acerta a venda do garoto Estêvão. O atacante vai atuar no Chelsea e foi vendido em uma operação que pode chegar a R$350 milhões. O jogador só vai deixar o clube no meio de 2025, quando completar 18 anos.

Publicidade
Palmeiras acertou a venda de Estêvão para o Chelsea –
Foto: Cesar Greco/Palmeiras / Jogada10

Durante o mês de junho, uma quase saída mexeu com os bastidores. O atacante Dudu, ídolo do clube, tinha acertado sua transferência ao Cruzeiro. Contudo, após forte pressão da torcida, o jogador reconsiderou e decidiu permanecer no Palmeiras.

JULHO

Mirando se reforçar para o restante da temporada, o Palmeiras traz três novos jogadores: Maurício, Augustín Giay e Felipe Anderson. O último gerando grande expectativa, já que vinha desempenhando muito bem na Lazio, da Itália

Para voltar ao caminho das vitórias no Brasileiro, Palmeiras recebe o Corinthians no Allianz Parque, pelo Brasileiro. Com grande atuação de Estêvão e Veiga, Verdão vence por 2 a 0, afunda o rival na crise e volta a encostar nos líderes

Após duas vitórias e um empate, o Palmeiras tem a primeira "decisão" contra o Botafogo no ano. No Nilton Santos, Verdão não consegue se impor e perde para o Glorioso por 1 a 0. Time carioca dispara de vez na liderança.

Publicidade

Verdão passa por sequência complicada. Após a derrota para o Botafogo, o Palmeiras até vence o Cruzeiro na rodada seguinte, mas perde para Fluminense e Vitória. A derrota para o Rubro-Negro Baiano, aliás, foi o primeiro revés da equipe no Allianz Parque, no ano. A "crise" começa logo próximo as decisões das Copas.

No último dia do mês, o Palmeiras encara o Flamengo, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Com uma atuação terrível e sem chutar ao gol de Rossi, Verdão perde por 2 a 0 e se complica na competição. Abel começa a ser contestado por parte dos torcedores.

AGOSTO

No jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil, contra o Flamengo, Palmeiras pressiona, encurrala o rival carioca, mas vence por apenas 1 a 0 e acaba eliminado da competição. A partida também ficou marcada pela expulsão de Abel Ferreira, que fez um gesto obsceno em direção ao juíz.

Palmeiras também inicia no mês de agosto, o duelo contra o Botafogo, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. No jogo de ida, no Nilton Santos, Verdão perde por 2 a 1 e larga em desvantagem na disputa.

Publicidade

Já no duelo da volta, no Allianz Parque, Verdão sai perdendo por 2 a 0, mas consegue empatar em 2 a 2. Gustavo Gómez até chegou a marcar o terceiro, que levaria o jogo para os pênaltis, mas o defensor estava impedido. Assim, o Palmeiras foi eliminado da Libertadores de forma precoce, ainda nas oitavas de final.

Palmeiras cai para o Botafogo na Libertadores –
Foto: Cesar Greco/Palmeiras / Jogada10

Pelo Brasileirão, o Palmeiras não perdeu, mas deixou escapar pontos importantes. Afinal, apesar das vitórias diante de São Paulo (2 a 1 ) e Cuiabá ( 5 a 0), o Verdão empatou com Internacional e Flamengo, ambos por 1 a 1 e não conseguiu encostar no Botafogo.

SETEMBRO

Com só uma competição para disputar, o Palmeiras aposta todas suas fichas no Brasileiro e tenta uma arrancada pelo tricampeonato, de uma forma parecida com a que aconteceu no ano passado, quando também passou o Botafogo nas rodadas finais.

O Palmeiras não teve seu estádio durante quase todo o mês de setembro por conta de shows. Também sem a Arena Barueri, o clube levou as partidas da equipe para o estádio Brinco de Ouro, em Campinas, onde teve 100% de aproveitamento.

Publicidade

No mês, o Alviverde entrou em campo quatro vezes e venceu todos os seus compromissos. O Palmeiras triunfou diante do Athletico Paranaense (2 a 1), Criciúma (5 a 0), Vasco (1 a 0) e Atlético-MG ( 2 a 1)

OUTUBRO

O mês de outubro registrou o período com menos jogos da era Abel Ferreira. Afinal, era a primeira vez, desde que chegou ao clube, que o treinador não chegou pelo menos na semifinal de uma das Copas.

Outubro também ficou marcado pela confirmação do fim da era "Crefisa" no Palmeiras. A presidente do clube, Leila Pereira, confirmou que a empresa não seria mais a patrocinadora máster do Verdão em 2025, abrindo espaço para outras marcas se interessarem pela parte nobre da camisa alviverde.

Palmeiras e WTorre assinaram acordo para colocar fim a uma batalha judicial de quase 10 anos na gestão do Allianz Parque. Ambas as partes encerram briga e começam a gerir estádio juntos novamente.

Publicidade

Com apenas três jogos no mês, o Palmeiras empatou com RB Bragantino (0 a 0) e Fortaleza (2 a 2), além de vencer o Juventude por 5 a 3, fora de casa.

NOVEMBRO

Palmeiras perde para o Corinthians por 2 a 0 na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro e se complica na briga pelo título. Além disso, o Alviverde perdeu um tabu de três anos sem perder para o arquirrival.

Nas rodadas seguintes, Palmeiras vence Grêmio no Allianz e Bahia na Fonte Nova, conta com tropeços do Botafogo e fica vivo na briga pelo título. Diferença para o Botafogo cai para três pontos.

Palmeiras vence o Atlético Goianiense, fora de casa, vê o Botafogo empatar com o Vitória e assume a liderança do Campeonato Brasileiro. Verdão depende apenas das próprias forças para ser tricampeão nacional

Na "final" do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Botafogo se enfrentaram no Allianz Parque. O Verdão precisava de apenas um empate para se manter na liderança. Contudo, os cariocas se impõe, mesmo fora de casa, vencem por 3 a 1 e reassumem o primeiro lugar. Alviverde não depende apenas de si pelo tri. Abel Ferreira ouve gritos de burro de parte da torcida.

Publicidade

Leila Pereira vence Savério Orlandi e é reeleita presidente do Palmeiras. Empresária vai para seu segundo mandato no clube.

Leila Pereira é reeleita presidente do Palmeiras –
Foto: Cesar Greco/ Palmeiras / Jogada10

DEZEMBRO

Palmeiras vence o Cruzeiro por 2 a 1, no Mineirão e segue vivo pelo título. Verdão estava empatando até os minutos finais, quando Estêvão fez um golaço de falta para garantir os três pontos

Na última rodada o Palmeiras precisava vencer o Fluminense e torcer para o Botafogo perder para o São Paulo. Contudo, Verdão perde para o Tricolor Carioca, Glorioso vence sua partida e o time de Abel Ferreira fica com o vice-campeonato.

Leila Pereira toma posse e é oficialmente reeleita presidente do Palmeiras.

Após as negociações falharem no meio do ano, o atacante Dudu rescindiu seu contrato e deixou o Palmeiras após 10 anos. O destino do jogador deve ser o Cruzeiro.

O Verdão agiu rápido e já acertou a contratação do uruguaio Facundo Torres para o lugar de Dudu. O atacante é o primeiro reforço do Palmeiras para 2025. Outros nomes estão no radar e podem chegar como Paulinho, do Atlético-MG e Andreas Pereira, do Fulham.

Publicidade

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações