Governo de SP fecha uma das torcidas do Corinthians

Foco da “Operação Cartão Vermelho” foi integrantes da Gaviões da Fiel e Pavilhão 9, do Corinthians, e da Mancha Alvi Verde, do Palmeiras

15 abr 2016 - 13h23
(atualizado às 14h42)

Nesta sexta-feira, Alexandre de Moraes, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, fez declarações importantes acerca das investigações envolvendo torcidas organizadas. Após a prisão de alguns torcedores durante a realização da “Operação Cartão Vermelho”, o Secretário anunciou que uma das organizadas será fechada.

“A operação contou com o apoio do corpo de bombeiros, que está realizando vistoria de segurança nas torcidas. Uma delas, a Pavilhão 9, por falta total de segurança, já está sendo lacrada e emparedada pela prefeitura municipal, a nosso pedido”, declarou Moraes.

Publicidade
Torcedores de torcidas organizadas foram presos na "Operação Cartão Vermelho"
Torcedores de torcidas organizadas foram presos na "Operação Cartão Vermelho"
Foto: Marcelo Goncalves/Sigmapress / Gazeta Press

Segundo o Secretário, 69 mandados foram cumpridos, sendo 32 de busca e apreensão e 37 de prisão, com 26 pessoas já detidas. Além disso, a operação aconteceu simultaneamente em nove cidades diferentes, entre elas São Paulo capital, Campinas, Santos, Osasco, entre outras.

Os alvos foram principalmente integrantes da Gaviões da Fiel e Pavilhão 9, do Corinthians, e Mancha Alvi Verde, do Palmeiras.

Integrantes de torcida organizada do Palmeiras também foram presos na ação
Foto: Mairo Angelo/Sigmapress / Gazeta Press

Alexandre também destacou a eficácia da iniciativa, que teve sucesso pelo trabalho em conjunto várias entidades, como o Ministério Público, a Secretaria da Fazenda e a Polícia Civil, que permitiram interligar as infrações.

“De todas as medidas, a mais acertada e eficaz dentro do combate à criminalidade das torcidas organizadas e à violência nos estádios foi essa concentração dos crimes conexos, essa possibilidade de ampla investigação no juizado do torcedor”, finalizou o Secretário.

Publicidade

Gaviões da Fiel critica operação

A torcida Gaviões da Fiel, principal organizada do Corinthians, já se manifestou sobre a ação, evidenciando uma possível perseguição. A torcida, inclusive, marcou um protesto para esta sexta 915)..

Veja abaixo o comunicado da Gaviões:

Como já prevíamos e denunciávamos, as perseguições e retaliações vieram. A motivação das ações ocorridas na manhã desta sexta-feira (15) confunde a opinião pública e tenta desmoralizar nossas recentes manifestações.

A nossa melhor resposta para essa perseguição é mostrar no ATO CONFIRMADO de hoje que não calarão a nossa voz.

É hoje, a partir das 17h, estaremos no Vale do Anhangabaú!

Agora, mais do que nunca, precisamos estar juntos para vencer essa a luta.

Muita disciplina e união.

Publicidade

Contamos com a presença de todos!

“Os Gaviões unido é muito forte”.

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações