Há uma frase no futebol de décadas que serve também para outras modalidades e, pelo menos para alguns, se encaixaria agora na NBA: “pintou o campeão”. A referência seria ao Phoenix Suns, que despachou o Los Angeles Lakers na primeira parte dos playoffs e já abriu 2 a 0 sobre o Denver Nuggets na sequência da fase final.
Claro que não se pode dar como certo o título do Suns, até porque estão na disputa outras equipes que fazem bonito em 2021, como Utah Jazz, Philadelphia 76ers e Brooklyn Nets, e mesmo o Denver Nuggets ainda pode reagir e virar o placar.
Mas tudo indica que o Suns vai avançar pelo menos até a final da conferência oeste, enfrentando o vencedor dos confrontos entre Utah Jazz e Los Angeles Cluppers.
Essa avaliação tem como base a facilidade com a equipe derrotou o Nuggets nas duas partidas dos playoffs e as atuações de Chris Paul, Devin Booker e Mikal Bridges, destaques do Suns. A vitória dessa quarta (9), em casa, foi mais marcante ainda, com uma superioridade flagrante o tempo todo, o que justificou o resultado: 123 a 98.
No outro jogo, dia 7, o triunfo tinha sido por uma diferença menor de pontos, mas não menos expressiva: 122 a 105.