Em toda sua história de Libertadores em que chegou à fase de grupos, o Flamengo jamais conseguiu se classificar para as oitavas de final com duas rodadas de antecedência. Essa façanha pode ser alcançada nesta noite, no Chile, no jogo com o Unión La Calera. Basta vencer o adversário para assegurar presença na próxima fase.
Com aproveitamento de 100% na competição, o Flamengo não tomou conhecimento de Vélez Sarsfield, LDU e do próprio Unión nas três primeiras rodadas. Ganhou do Vélez por 3 a 2 na Argentina, goleou os chilenos por 4 a 1 no Maracanã e superou a LDU por 3 a 2, no Equador.
Uma vitória nesta noite deixaria o time com 12 pontos e, dependendo do resultado de Vélez x LDU, que se enfrentam na quinta (13), poderia encerrar a rodada também com o primeiro lugar do Grupo G assegurado. Para tanto, teria de torcer por um empate nesse jogo.
Ao longo de sua trajetória na Libertadores, o Flamengo já passou da fase de grupos da competição em dez vezes. Em nenhuma delas, no entanto, conseguiu a classificação com duas rodadas de antecipação, mesmo nos anos em que brilhou e conquistou o título (1981 e 2019).