O fisiculturismo no Brasil está passando por uma transformação histórica. Muito disso se deve ao empresário paulista Tamer El Guindy, CEO da Musclecontest, empresa organizadora do Mr. Olympia Brasil Expo, em conjunto com a Savaget Promoções & Eventos. Nos últimos cinco anos, graças à visibilidade que ele proporcionou à modalidade, o país saiu da posição de uma nação relativamente desconhecida, para se tornar a segunda maior potência mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.
Com aproximadamente 20 mil competidores ativos no Brasil, o esporte tem impacto significativo na sociedade. Atletas renomados, como Felipe Franco e Renato Cariani, têm milhões de seguidores na redes sociais, desempenhando papel crucial em influenciar pessoas a abraçarem o estilo de vida fitness.
Tudo mudou na vida de Tamer, quando, na adolescência, ele mudou-se para os Estados Unidos. Foi lá, onde passa boa parte do tempo ainda hoje, que o empresário trilhou o caminho pouco explorado, que deu destaque ao bodybuilding no Brasil.Com estilo de espetáculo parecido ao UFC, do qual ele foi um dos organizadores, o Mr. Olympia virou febre nos Estados Unidos e no Brasil.
''A mudança radical no UFC foi quando os irmãos Fertitta compraram a empresa promotora do evento e transformaram o negócio em entretenimento, atraindo público. Foi exatamente isso que a gente fez no bodybuilding. Acreditamos que a modalidade é muito mais que uma competição. É show'', diz Tamer, que é cara do produto que administra, assim como Dana White, no UFC
Há 60 anos, o Brasil tinha apenas cerca de 10 profissionais de fisiculturismo, tanto na categoria feminina quanto na masculina. No entanto, desde que a Musclecontest de Tamer chegou ao Brasil, em 2018, o cenário começou a mudar rapidamente. Hoje, o país conta com mais de 200 profissionais em atividade.
Uma das provas de que Tamer acertou na mosca é o número de atletas inscritos no Mr. Olympia Brasil Expo 2023, que está marcado para o período de 27 a 29 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP). São mais de mil competidores pleiteando um lugar ao sol na modalidade.
''Quando a gente começou aqui, eram apenas dois eventos. Hoje, são cerca de 90, em quase todos os estados do Brasil. Cinco deles, contando o Mr. Olympia Brasil, qualificam, anualmente, mais de 50 atletas com o card profissional”, diz o empresário.
Pelo que tudo indica, as coisas não param por aí. O futuro do fisiculturismo no Brasil é, de fato, bastante promissor. A Musclecontest continua a expandir suas operações e eventos em todo o país, incentivando mais pessoas a se envolverem no bodybuilding. Além disso, a empresa está trabalhando, incansavelmente, para elevar o nível das competições, para firmar o Brasil como referência global na modalidade.
Segundo Tamer, o país é o lar de uma série de talentosos fisiculturistas que estão se destacando internacionalmente. Por exemplo: Franciane Mathes, que brilha na categoria Wellness, e Ramon Dino, que alcançou a segunda posição no ranking mundial da categoria Classic Physique. Esses sucessos individuais são representativos para uma explosão de novos talentos brasileiros.
''Tenho uma visão extremamente firme. Eu saí do Brasil quando tinha 16 anos para estudar administração de empresas. Como atleta, acabei pegando meu cartão profissional, ganhando o Mister USA duas vezes. Quando estava no palco, não tinha ninguém, além de mim mesmo, comemorando minha vitória'', confessa Tamer.
Paralelamente à competição do Mr. Olympia Brasil Expo, é realizada feira de nutrição esportiva e de moda fitness, que recebeu mais de 20 mil pessoas no ano passado. É uma das provas de que o universo do bodybuilding também pode dar visibilidade às marcas que pretendem explorar esse mercado que não para de crescer, gerando milhões em negócios.
Agenda do Mr. Olympia Brasil Expo 2023
27 DE OUTUBRO
Evento: Pesagem do Amador, Bodybuilding e Classic Physique
Horário: 10h às 13h
Evento: Pesagem do Amador e Men's Physique
Horário: 13h às 14h30
Evento: Pesagem do Amador, Women's Physique, Figure Bikini e Wellness
Horário: 14h30 às 16h
Evento: Checkin - Press Conference IFBB Pro - Classic Physique, Figure e Men's Physique
Horário: 16h
28 DE OUTUBRO
Evento: Início das apresentações do Women's Physique, Bodybuilding, Figure e Classic Physique
Horário: 10h
Evento: Prévias do Profissional Men's Physique e Figure
Horário: 13h
Evento: Finais do Profissional Men's Physique e Figure
Horário: 17h
29 DE OUTUBRO
Evento: Início do Amador Bikini, Welness e Men's Physique
Horário: 10h
Evento: Prévias do Profissional Classic Physique
Horário: 13h
Evento: Finais do Profissional Classic Physique
Horário: 17h