A relação de Renato Gaúcho com o Grêmio é muito forte e está presente até numa estátua de bronze em sua homenagem, erguida em 2019 nas dependências do clube. Daí a não comemorar os gols do Flamengo no empate (2 a 2) contra o Tricolor, nessa terça (23), em Porto Alegre, abre-se uma brecha para uma série de reações e interpretações.
Há os que consideraram o gesto de Renato, a cada gol de Vitinho no clássico, como uma manifestação de respeito à sua trajetória no Grêmio. As imagens mostraram uma expressão estranha e atípica do técnico na hora em que o seu time fez os gols que mantiveram o Flamengo ainda com chances matemáticas de conquistar o Brasileiro.
Mas essa unanimidade não existe. Ao contrário, pelas redes sociais, tão logo acabou a partida em Porto Alegre, em canais e perfis de torcedores rubro-negros, o que mais se via eram críticas à atitude de Renato Gaúcho.
“Se ele fecha a cara quando sua equipe festeja um gol, ele passa a mensagem clara de que não está satisfeito com a vitória do Flamengo e que parece mais preocupado em livrar o Grêmio do rebaixamento”, comentou lousabr@fla, no Instagram. “É difícil entender o Renato. Ele está no Fla e o modo como reagiu foi um desrespeito a nós, flamenguistas”, acrescentou grijob@raça, no mesmo grupo de discussão.
Houve um sem-número de comentários nessa linha em canais do YouTube que contam com centenas de milhares de inscritos, como o Paparazzo Rubro-Negro e o Flazoeiro. Uma boa parte disse até compreender sua condição de ídolo gremista, mas que isso não justificava sua apatia no momento dos gols do Flamengo, principalmente porque a partida era decisiva para que o time ainda sonhasse com o título.