Aryna Sabalenka tentará conquistar o terceiro título consecutivo do Aberto da Austrália como se estivesse buscando seu primeiro troféu do torneio, depois de ter abandonado o fardo mental de defensora do título com grande sucesso no ano passado.
A número um do mundo é a clara favorita para vencer novamente em Melbourne Park como a melhor jogadora de quadra dura do tênis feminino, mas ela tentará se livrar da carga mental de defender o título e manter as coisas simples.
"Lembro-me que no ano passado eu não estava pensando que era a atual campeã", disse a bielorrussa aos repórteres no Melbourne Park nesta sexta-feira.
"Eu estava apenas dando um passo de cada vez. Acho que essa foi a chave, basicamente... Então, neste ano, vou fazer o mesmo... Espero poder segurar esse lindo troféu mais uma vez."
Outro triunfo em Melbourne faria com que Sabalenka se juntasse a uma lista de mulheres que conseguiram o tricampeonato seguido do primeiro Grand Slam do ano, que inclui Margaret Court (de 1969 a 1971), Steffi Graf (de 1988 a 1990) e Martina Hingis (de 1997 a 1999).
Não que Sabalenka esteja a par das estatísticas.
"Por exemplo, não leio todos os dias a história do tênis. Já é bastante tênis na minha vida", riu.
"É claro que sei que tenho a possibilidade de me juntar às lendas vencendo três vezes seguidas. Mais uma vez, não quero pensar demais sobre isso. Só quero fazer meu trabalho."