O Santos liderou o Ranking Digital dos Clubes Brasileiros no ganho de seguidores em suas redes sociais no mês de abril. A visita de Neymar à Vila Belmiro, no empate sem gols com o Audax Italiano-CHI, pela Copa Sul-Americana, no último dia 20, impulsionou as plataformas oficiais santistas e colou o Peixe na primeira colocação da tabela de aumento de interações.
O IBOPE Repucom destacou o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais dos clubes em abril de 2023. Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 3,8 milhões de seguidores durante o mês analisado e os cinco que mais se destacaram foram: Santos, Flamengo, Fluminense, Corinthians e Palmeiras. Juntos, foram responsáveis por cerca de 2,5 milhões de inscrições - mais de dois terços (68%) do total entre todos os outros times participantes no período.
Após a ida de Neymar ao estádio Urbano Caldeira, as redes do Santos receberam um total de 903 mil novas inscrições. Este é o melhor resultado do Alvinegro Praiano de toda a séria histórica do estudo, realizado desde 2016, e o feito inédito o levou aos 12 milhões de seguidores no total, retomando a presença entre os cinco clubes mais seguidos do Brasil.
Além disso, o TikTok do Santos concentrou 76% desse resultado, com mais de 680 mil novos inscritos, e fez a conta do Peixe nessa rede crescer 75%, ultrapassar 1,6 milhão de registrados e se tornar uma das cinco contas de clubes de futebol mais seguidas do País.
Arthur Bernardo Neto, diretor de desenvolvimento de negócios do IBOPE Repucom, comentou sobre o impacto da visita do ex-jogador santista, atualmente no PSG, no crescimentos das plataformas oficiais do time. O trabalho de mídias por trás da presença do ídolo foi fundamental no ganho de seguidores do Santos.
"Os atletas são ativos de alto valor de geração de conteúdo de qualidade e, no caso de estrelas internacionais, esse potencial é elevado a patamares inéditos de grandeza. O impacto da presença de Neymar nas redes sociais do Santos foi tão relevante que, em apenas um mês, o clube somou 85% do volume de novas inscrições que conseguiu ao longo de todo o ano de 2022", disse.
"Além disso, colheu frutos importantes como a elevação de sua conta no TikTok como uma das mais seguidas do País atualmente entre os clubes, que se apresenta como mais um ativo de peso para entrega de valor para os fãs e exposição de qualidade para seus patrocinadores e parceiros", completou Arthur.
Com novos seguidores em suas redes sociais, portanto, o Santos volta a campo na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Bahia, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 19 horas (de Brasília), no gramado da Vila Belmiro.