Nesta sexta-feira (13), o treinador da Seleção Brasileira anunciou a convocação para a disputa das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022. A lista conta com o lateral Daniel Alves, do São Paulo. Convocado para defender a seleção em setembro, o camisa 10 não desfalcará o Tricolor em nenhum jogo do Brasileirão.
Os jogadores convocados se apresentam para a seleção no dia 29 de agosto, em São Paulo e viajam para o Chile no dia 1º de setembro. Com isso, Daniel Alves ficará de fora dos planos do Tricolor por, pelo menos, 12 dias.
Graças ao ajuste de calendário da CBF para não prejudicar os times com jogadores convocados, o camisa 10 poderá jogar a partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil e uma eventual primeira partida da semifinal, em caso de classificação. Sem a alteração, Daniel Alves perderia essas partidas.
No período em que defenderá a Seleção Brasileira, Daniel Alves não será um desfalque para Hernán Crespo no Brasileirão, pois as partidas de times com jogadores convocados serão adiadas pela CBF. O lateral perderia a partida contra o América MG, pela 19ª rodada da competição, previamente marcada para o dia 4 de setembro.
O camisa 10, porém, é dúvida para a partida contra o Fluminense, no dia 12 de setembro, pela 20ª rodada do Brasileirão, pois terá retornado de uma sequência de jogos em poucos dias e com viagens.
Pela Seleção Brasileira, Daniel enfrentará o Chile, no dia 2 de setembro, a Argentina no dia 5 de setembro e o Peru, no dia 9 de setembro.
Recentemente, o lateral se envolveu em polêmicas com o clube justamente por defender a Seleção Olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde conquistou o ouro, mas desfalcou o Tricolor em partidas importantes da Copa do Brasil e da Libertadores.
Após volta ao São Paulo, Daniel Alves rebateu as críticas recebidas e afirmou que o clube falhou com ele, se referindo aos pagamentos pendentes.