A temporada 2024 terminou no início da noite deste domingo (08) para o São Paulo e o clube finalizou o Brasileirão com revés diante do Botafogo, campeão brasileiro, por 2 a 1, no estádio Nilton Santos. O treinador são-paulino, Luís Zubeldía, fez um panorama do ano Tricolor e destacou que o time cumpriu o objetivo traçado inicialmente no Brasileirão.
"Creio que o saldo para o São Paulo foi positivo. O ano começou com o título da Supercopa, depois o Paulistão não teve os resultados esperados, o Brasileirão teve um início difícil, mas logo soubemos corrigir e conseguimos cumprir um objetivo importante do clube, que é entrar na Copa Libertadores. Se você olha de fora, isso é o que sempre acontece com equipes grandes", explicou Zubeldía.
O técnico também apontou aspectos para o desempenho do Tricolor na parte final do Brasileirão. Para ele, o time foi bem competitivo nas competições eliminatórias, como a Libertadores deste ano e a Copa do Brasil.
"Hoje em dia há muitas equipes fortes. Se não tivesse acontecido certas situações, teríamos terminado com 65, 66 ou 67 pontos. Na Libertadores e Copa do Brasil competimos bem, mas pequenas coisas fizeram com que não avançássemos mais", descreveu o treinador.
O comandante do Tricolor também comentou acerca do jovem William Gomes, que fez o gol da equipe na partida diante do Botafogo, e que vem gerando no torcedor boa expectativa sobre seu futebol para 2025. Para Zubeldía, o atacante fez um bom segundo semestre, mas ainda tem questões a serem trabalhadas e melhoradas.
"De julho para cá, foi bom para ele, jogou muito. Disputou duas partidas de quartas de final de Libertadores, jogos com mandante e visitante e acredito que está indo em um bom caminho, mas, calma. Entre jogador e treinador é 50 a 50, fez três gols, mas tem que melhorar em alguns aspectos, ainda falta interpretar situações de posicionamento, controlar melhor a bola e na organização", disse.
O treinador do São Paulo projetou como serão os próximos passos da equipe. Ele acredita que o clube pode fazer um 2025 com resultados melhores comparados com os da atual temporada.
"Fico um pouco frustrado pelos últimos quatro, cinco jogos, mas acredito que se me disserem que todos os anos o São Paulo vai se classificar direto para a Libertadores, eu assinaria. Temos que fazer um grande trabalho para ir em busca do Paulista e para poder somar mais de 59 pontos na próxima temporada, estar mais acima, chegar às finais da Copa do Brasil e da Libertadores", completou.