Retrospectiva 2024: São Paulo Futebol Clube

Veja como foi o ano do tricolor paulista, como contratações, campeonatos e principais focos para 2025

2 jan 2025 - 21h50
Foto: Esporte News Mundo

O ano de 2024 teve alegrias e tristezas no lado do tricolor, trocando 3 vezes de técnico no mesmo ano e conquistando o título da SuperCopa Rei. Mesmo com dificuldade o São Paulo conseguiu terminar a temporada com o principal foco conquistado, a vaga direta para a Libertadores da América 2025. Veja agora a retrospectiva do ano de 2024 do clube da fé:

Logo em janeiro o São Paulo perdeu seu técnico campeão Dorival Júnior, que aceitou a proposta de treinar a Seleção Brasileira nesse ano, sendo assim o clube foi atrás de um jovem e promissor técnico, Thiago Carpini, que logo em seu chegada já teve a difícil missão de quebrar o tabu contra o Corinthians na NeoQuímica Arena e ser campeão da SuperCopa Rei. O recém chegado técnico lutou junto ao elenco, e após vencer o Corinthians fora de casa por 2 a 1, se consagrou campeão nos pênaltis em cima do Palmeiras em seu primeiro campeonato disputado no ano de 2024, se tornando o único time brasileiro campeão de tudo e iniciando o ano com o pé direito.

Publicidade

Mesmo expandido a sala de troféus, o clube percebeu que deveria buscar reforços se quisesse disputar frente à frente em competições maiores nacionais ou internacionais. Com esse motivo vimos diversos reforços de chegada no tricolor, como o ponta Ferreirinha e o volante veterano Luiz Gustavo, ambos somando muito no time logo em seus primeiros minutos de campo.

Reforçando o time, os próximos meses do São Paulo não foram de alegria, implicando uma sequência ruim de derrotas, incluindo a desclassificação do paulistão contra o Novorizontino nos pênaltis. A culpa da má fase caiu sobre o técnico Thiago Carpini, que foi muito julgado pela torcida e teve a rescisão do São Paulo no final do primeiro semestre do ano.

Em seu lugar, um treinador mais experiente vinha com metas maiores, Luis Zubeldía, o argentino que chegou já mudando a cara inteiro do time. Implicando a segunda maior sequência de vitórias do São Paulo na história, o técnico Zubeldía conquistou as graças da torcida rapidamente, passando para as quartas de final da Libertadores e mantendo vivo o sonho da quarta taça do clube paulista.

Mesmo com o novo técnico, o segundo semestre do São Paulo não foi tão vitorioso quanto o primeiro, eliminados da Copa do Brasil após derrota dentro de casa contra o Atlético-MG, o time sofreu com derrotas duras também no brasileirão. O São Paulo lutava contra a perda da dupla de volantes Pablo Maia e Alisson para lesões logo após perderem o meia James Rodríguez, ex-Real Madrid, que rescindiu contrato com o tricolor na mesma época por complicações contratuais dentro do São Paulo.

Publicidade

Após a derrota na Copa do Brasil o sonho da Libertadores durou por mais tempo, até enfrentarem o Botafogo nas quartas de final do campeonato. No jogo de ida, o tricolor empatou a partida sem gols contra o carioca, mas na volta, com 60 mil torcedores dentro de casa, o time que se consagraria campeão da Libertadores abre o placar logo no primeiro tempo, e mesmo com o empate de Calleri, os pênaltis terminaram melhores para o Botafogo, que seguiu para as semis e deixou o São Paulo com a triste frase do autor do gol "A temporada terminou aqui".

Disputando apenas um campeonato na reta final do ano, o São Paulo focava apenas na classificação para a Libertadores de 2025, lutando a cada rodada e conseguindo vitórias importantes, mas sofrendo na reta final e terminando em sétimo colocado na tabela. No fim, o próprio Botafogo, que se consagrou campeão da Libertadores, ajudou o tricolor paulista na classificação direta para o campeonato continental transformando o Brasileirão em G8 após levantar a taça.

O São Paulo iniciou o ano sendo campeão e terminou com um foco principal de não sofrer mais em posições específicas, como as laterais e o meio campo. Pensando nisso o tricolor planeja grandes nomes para compor elenco no ano que vem, e no momento já trouxe de volta o meia atacante Oscar, que vai vestir a camisa do São Paulo para armar o clube da fé no ano de 2025, mantendo a vontade do são-paulino de gritar "é campeão" no ano que chega.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações