Após muitas indefinições, Rodrigo Caio parece, enfim, ter resolvido seu futuro profissional. Reprovado nos exames médicos pelo Valencia, que havia encaminhado sua contratação junto ao São Paulo, o jogador foi até Madri para tentar ser aprovado no Atlético, que era sua primeira opção de transferência. Segundo o jornal As, a negociação avançou, mas será concretizada de uma forma diferente do que o clube paulista esperava.
A primeira proposta do Atlético de Madrid era de 12,5 milhões de euros (cerca de R$ 44 milhões) parcelados por 90% dos direitos econômicos do jovem de 21 anos. Já o Valencia havia oferecido o mesmo valor, mas à vista. Ambas opções agradavam ao São Paulo, já que conseguiria amenizar os quatro meses de imagem atrasados que estão atrasados de todos os jogadores do elenco- com exceção de Alexandre Pato.. Agora, Rodrigo Caio será apenas emprestado ao clube espanhol por um ano, com opção de compra no fim do contrato.
A opção, segundo o jornal espanhol, está diretamente relacionada ao exame médico feito pelo brasileiro. Rodrigo Caio passou por consulta médica em Barcelona, e o temor do Valencia se confirmou: O volante ainda tem problemas no joelho, decorrentes de uma lesão na rótula que sofreu ainda aos 14 anos.
Este problema físico fez o conselho do Valencia se reunir nesta tarde e tomar a decisão de não contratar o volante brasileiro. O que, certamente, despertou medo no Atlético de Madrid, que agora fará um "test-drive" para ver se vale a pena investir no atleta.