Inativo desde a temporada de 2009, o brasileiro Flávio Saretta voltou a disputar uma partida profissional neste sábado. No torneio classificatório para o ATP 250 de São Paulo, o austríaco Philipp Oswald, 2,01m de altura, venceu o adversário local com um duplo 6/2 depois de 57 minutos.
"No contexto geral, acho que foi legal. Foi bom sentir a adrenalina de novo e deu para ver o quanto eu estou lento. De reflexo, de agilidade... Está difícil devolver o saque. E ele jogou muito bem, sólido. Se tivesse sacado um pouco pior, eu poderia ter entrado mais no jogo", disse Saretta, que já sentiu o cansaço durante o aquecimento de 40 minutos com o compatriota André Sá.
"Achei que não aguentaria jogar nem cinco games, mas acabei correndo bastante. Foi bom estar dentro de uma quadra de novo, ver uma galera aplaudindo. Acordei às 7 horas com uma baita ansiedade. Parecia um moleque no primeiro torneio. Fazia cinco anos que não competia, então você não sabe como vai ser", contou.
Mesmo em um duelo com poucas trocas de bola, Saretta conseguiu levantar o público ao fazer boas passadas e, bem-humorado, brincou até quando o árbitro de linha cantou um foot-fault em um break point. "Eu nem lembrava que isso existia", disse o ex-jogador, sem planos de retomar a carreira.Flavio Saretta, profissional de 1998 a 2009, alcançou a 44ª colocação do ranking mundial em setembro de 2003 e conquistou a chave de duplas de Umag-2004 ao lado do argentino José Acasuso. Ele disputou oito edições do Aberto do Brasil e alcançou a semifinal em 2007.
Ainda vivos no quali, os brasileiros Thiago Monteiro, João Walendowsky, Wilson Leite, Caio Zampieri, Rogério Dutra Silva, Alexandre Tsuchiya entram em quadra neste domingo. Thomaz Bellucci, João "Feijão" Souza e Guilherme Clezar já estão na chave principal.